Faesp participa de lançamento de Frente Parlamentar em Santa Catarina
Evento, pauta da FPA, visa combater as invasões de terra e garantir a segurança jurídica no campo

Uma resposta às invasões de terras que, no passado recente, levaram medo e destruição ao meio rural em todo o país. Assim foi definida a Frente Parlamentar Invasão Zero, uma pauta da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que está sendo instituída em cada estado da federação. Na tarde de terça-feira (01), os diretores da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Márcio Vassoler e Pedro Lucchesi, ao lado do vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Cataria (Faesc), Clemerson José Argenton Pedrozo, participaram do evento de lançamento na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis.
Projeto, lançado em Brasília em outubro de 2023 por deputados e senadores, defende o direito à propriedade. Para Vassoler, é sempre muito importante reforçar esse trabalho em defesa do produtor rural, que move a economia nacional. Quando não há garantia de segurança no campo, não há investimento, o que impacta na diminuição da produção e a falta ou o aumento dos alimentos que vão para a mesa dos brasileiros.
“O produtor rural já vive a insegurança em relação ao clima, onde seca e excesso de chuvas podem destruir sua plantação. Se ele não tiver segurança em relação à terra, não vai investir. Essa frente visa exatamente garantir que ele continue a ser o motor da economia e possa investir com tranquilidade”, afirmou Vassoler.
Um dos pontos centrais da Frente, anunciado pelo deputado Sargento Lima, coordenador do movimento em Santa Catarina, é a oferta de um curso de reintegração de posse para as forças policiais do estado, incluindo a Polícia Civil e a Polícia Militar. Advogados especializados ministrarão o treinamento, capacitando os agentes para atuar de forma mais eficiente em casos de invasões, ressaltou o parlamentar. Além da capacitação, a Frente Parlamentar Invasão Zero pretende criar uma rede de monitoramento em todos os 295 municípios catarinenses, encurtando o tempo entre a identificação de uma invasão e o pedido de reintegração de posse.
A Frente Parlamentar Invasão Zero já tinha sido lançada nos estados da Bahia, Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rondônia, Tocantins, Minas Gerais e Pará. Está em andamento a instalação nos estados do Rio Grande do Norte e Maranhão.
Galeria






Compartilhe
Tags
Artigos relacionados



Deixe seu comentário