Home » Programa de Turismo Rural do SENAR-SP segue gerando novas oportunidades de negócio

Programa de Turismo Rural do SENAR-SP segue gerando novas oportunidades de negócio

07 de abril, 2021 - por FAESP/SENAR-SP

O Programa de Turismo Rural, do SENAR-SP, foi desenvolvido com o objetivo de ampliar o olhar sobre novas possibilidades na propriedade rural, incentivando e fornecendo alternativas para identificar e explorar novos negócios no meio rural.

Inovação e Aprimoramento

Neila Santos Presotto, responsável pelo rancho Gaioleiros Por Natureza, em Taubaté, município localizado na região do Vale do Paraíba a 130km da capital, entrou em contato com o Sindicato Rural da região para oferecer seu rancho, na época semiabandonado, para a organização de cursos do SENAR-SP.

Ao entrar em contato com o sindicato, Neila foi orientada por Gilberto Carvalho, coordenador do SENAR-SP no Sindicato Rural de Taubaté, a organizar um mutirão de limpeza para o rancho e separar um local para a realização de cursos.

“Ela organizou um mutirão para limpar a propriedade semiabandonada com família, amigos, vizinhos… depois fizeram mesas e cadeiras e separaram um espaço para os cursos. O primeiro curso realizado foi o de Turismo Rural, pois o rancho tinha todo o potencial para fazer dar certo”, conta Gilberto.

Assim, por intermédio do Sindicato Rural de Taubaté, o programa de Turismo Rural foi realizado e o rancho foi o modelo. “O nome do lugar é Gaioleiros Por Natureza e agora, após o curso, fazem trilhas de motos e triciclos com gaiolas atrás e o pessoal gosta muito”, relata Gilberto.

Ainda, segundo o coordenador, “Na abertura de Turismo, foi informado aos alunos sobre os outros cursos do SENAR-SP e o pessoal começou a se interessar. A partir daí levamos outros cursos e hoje em dia o local se transformou num ponto turístico. Quem gosta de turismo e artesanato sempre aparece por lá e o rancho é conhecido por Taubaté inteiro”.

Além do programa de Turismo Rural da área de Formação Profissional Rural, que abriu as portas para novas oportunidades, também foram realizados cursos de artesanato da Promoção Social na propriedade. O grupo fez cursos de artesanato e o rancho se transformou num ponto de venda de artesanato, pois se encontra na beira da estrada, além de ter impulsionado o local a se tornar um centro turístico por conta do artesanato.

No momento, está sendo realizado o Programa Novo Olhar, da área de Promoção Social, que busca desenvolver a prática da organização comunitária como instrumento do desenvolvimento rural sustentável, além de atender às necessidades das comunidades rurais de acordo com a realidade socioeconômica.

“Agora, com o Novo Olhar, vem pessoas de todos os cantos de Taubaté para participar, mas por conta da pandemia o número de alunos teve que reduzir drasticamente. Todos os cursos que são realizados na propriedade são muito disputados”, conta Gilberto. “O resultado foi fantástico e muito bom para o Sindicato também, pois ele se tornou muito conhecido e respeitado na região e pelas extensões de base”.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário