Faesp no 57° Congresso Brasileiro de Olericultura
Tirso Meirelles destacou a importância do fortalecimento do Agro por meio dos sindicatos rurais
O presidente da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp), Tirso Meirelles, teve uma participação destacada no 57° Congresso Brasileiro de Olericultura (CBO), realizado no Instituto Agronômico (IAC) em Campinas dia 07. Com o apoio da Faesp, do Senar-SP e do Caesp, o evento reuniu importantes lideranças, pesquisadores e técnicos do setor para discutir inovações e estratégias que possam beneficiar os produtores rurais.
Tirso participou da programação do “Dia do Produtor”, uma iniciativa integrada ao CBO que abordou temas cruciais para os produtores rurais, como novas tecnologias, estratégias de negócios e ações para o aumento da renda no campo. Durante a abertura, Tirso destacou a importância do fortalecimento do agronegócio brasileiro e entregou à secretária de Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi, o documento “Prefeito Amigo do Agro”, que será encaminhado ao prefeito de Campinas, Dário Saadi. Este documento oferece sugestões para que os candidatos a prefeito no Estado de São Paulo considerem incluir em suas plataformas de campanha.
Representando também o Sistema Faesp/Senar-SP estiveram presentes o superintendente do Senar-SP, Mário Biral, o superintendente do Caesp, Rogério Maluf, e o consultor Carlos Nivan, além dos presidentes do Sindicato Rural de Valinhos, Pedro Pelegrini, o gerente jurídico do Sindicato Rural de Campinas, Luís Fernando Binda, e João Baraldi representando o Sindicato Rural de Rio Claro.
Também junto a Tirso estiveram a Presidente do 57° CBO e Diretora do Centro de Horticultura do IAC, Sra. Eliane Gomes Fabri; o Presidente do Sindicato Rural de Campinas, Francisco Nogueira; o Gerente Regional do Sebrae em Campinas, Nilcio Freitas; o coordenador substituto da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Alexandre Manzoni Grassi, o Diretor do Instituto Agronômico (IAC), Marcos Landell e a professora e vice-presidente da Associação Brasileira de Horticultura, Abadia dos Reis do Nascimento.
Tirso Meirelles também ministrou palestra com o tema “Perspectivas atuais e futuras para atender o Mercado Hortícola: Internacionalização dos negócios e oportunidades no exterior”. Ele discutiu as oportunidades de expansão das exportações, enfatizando a necessidade de implementação de tecnologias avançadas para melhorar a qualidade e a quantidade dos produtos, para atender a um mercado internacional em constante crescimento.
“Para entrar no mercado internacional é preciso ter uma consciência muito forte sobre a sazonalidade do mercado internacional e ganhar confiabilidade internacional. Antes de tudo, é preciso se fortalecer como produtor, por isso é importante se associar a sindicatos rurais, ou se unir a cooperativas, e ainda à Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que dá um importante suporte a quem quer exportar”, afirmou Tirso em sua palestra.
O evento contou também com uma apresentação de viola caipira, com músicos formados pelo Programa de Viola Caipira do Senar-SP em Campinas.
Deixe seu comentário