Faculdade CNA propicia a jovens do campo acesso ao ensino superior
Novas oportunidades de formação profissional e consolidação do Ensino a Distância estão mudando a realidade de quem vive no meio rural e deseja fazer um curso de graduação
Oferecer oportunidades de ensino aos jovens no campo é uma das principais propostas de atuação do Sistema Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (FAESP/SENAR-SP). Propósito que se concretiza, principalmente, com os programas Jovem Agricultor do Futuro (JAF) e os cursos de Formação Profissional Rural (FPR). Nos últimos anos, com a criação da Faculdade CNA, mantida pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, estas iniciativas vêm alcançando uma amplitude muito maior, em especial com a possibilidade do Ensino a Distância (EAD).
De acordo com o Censo Agropecuário 2017, o mais recente realizado pelo IBGE, os jovens com idade entre 25 anos e 35 anos representavam 9,48% da população residente em áreas rurais de todo o Brasil, entre os mais de cinco milhões de propriedades pesquisadas naquele ano. Esses números podem indicar que, à época, ainda persistia uma tendência de pessoas mais jovens saírem do meio rural para buscar oportunidade de ensino e emprego nos centros urbanos. Um cenário que, nos últimos anos, certamente registrou mudanças positivas, como revela a própria FAESP. O setor agropecuário paulista atingiu 356.522 empregos ativos em novembro de 2022, alta de 0,85% sobre o mesmo período do ano anterior, de acordo com dados do relatório elaborado pelo Departamento Econômico da FAESP. É uma sequência de bons resultados. “O setor agropecuário é um grande gerador de empregos e renda no Estado de São Paulo e em todo o país”, celebra o presidente da FAESP, Fábio de Salles Meirelles.
A Faculdade CNA
Os cursos de graduação da Faculdade CNA têm foco na gestão, aumento de competitividade e sustentabilidade dos empreendimentos rurais. A proposta é fomentar a formação de gestores que possam auxiliar o produtor no plantio e manejo, além da comercialização de seus produtos. Todos os cursos receberam o conceito 4 numa escala de 1 a 5, na avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Graduação
Totalmente no modelo EAD, a Faculdade CNA oferece os seguintes cursos de graduação: Gestão do agronegócio; Processos gerenciais; Gestão ambiental; e Gestão de recursos humanos. O ensino remoto tem crescido em relevância no Brasil, sobretudo a partir da pandemia de coronavírus, que fez com que este modelo de formação universitária se consolidasse. Para apoiar os alunos, a Faculdade CNA conta com mais de 50 polos de educação em todo o País. Desde o ano passado, a Faculdade CNA está em parceria com o Centro de Agricultura do Estado de São Paulo (CAESP), localizado na sede do sistema FAESP/SENAR-SP, no centro de São Paulo, onde está instalado o polo educacional para os alunos paulistas. Os interessados podem se candidatar a uma vaga de três maneiras: pelo vestibular agendado, por meio da pontuação do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) ou como segunda graduação.
Para saber mais sobre os cursos oferecidos pela Faculdade CNA, acesse: https://www.faculdade.cnabrasil.org.br/
Compartilhe
Tags
Artigos relacionados
- Aldeia indígena em Itaporanga diversifica produção de objetos com curso de artesanato em bambu
- FAESP defende estímulo ao mercado de créditos de carbono para proteger a Amazônia
- Comissão Técnica de Meio Ambiente , Recurso Hídricos e Energia da FAESP discute prioridades e desafios para os produtores paulistas
Deixe seu comentário