Home » Curso de Inseminação Artificial do SENAR-SP auxilia no melhoramento do rebanho

Curso de Inseminação Artificial do SENAR-SP auxilia no melhoramento do rebanho

12 de dezembro, 2023 - por SENAR-SP

Sindicato Rural de Pindamonhangaba reuniu produtores rurais, funcionários de propriedades rurais e alunos de medicina veterinária para participar das aulas

O processo de inseminação artificial passa por constante evolução e traz beneficios e vantagens econômicas para a cadeia produtiva dos bovinos, com grande potencial para a utilização nos rebanhos. O Brasil possui hoje, o segundo maior rebanho bovino comercial do mundo. Com o crescimento populacional – acredita-se que até 2050 a população global ultrapasse 9,5 bilhões de indivíduos, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura-FAO (sigla do inglês Food and Agriculture Organization) –, a expectativa é que a demanda por produtos de origem animal tenha um aumento de 30% nesse período. Esse número indica que haverá ainda mais necessidade de produção da pecuária, com abertura de mais oportunidades de mercado aos produtores – isso requer capacitação para aumentar a produção em quantidade e qualidade.

Em novembro, o Sindicato Rural de Pindamonhangaba realizou o curso de Inseminação Artificial em Bovinos, no Centro de Formação Profissional Rural, na Fazenda Princesa do Norte. O curso reuniu produtores rurais, funcionários de propriedades rurais e alunos de medicina veterinária, interessados em aprender técnicas que permitem o melhoramento do rebanho.

“O curso Inseminação Artificial na Bovinocultura de Corte, realizado em parceria com o SENAR, visa levar aos alunos um conhecimento técnico para a melhoria do rebanho”, explica Kleber Brandão de Godoy, instrutor do SENAR-SP.

Durante o curso, os alunos aprenderam a identificar as fêmeas prenhas das que poderiam receber a inseminação artificial. “Nas aulas teóricas, os alunos aprendem sobre o histórico da inseminação no mundo e no Brasil, tendo noções também do aparelho reprodutivo dos animais, entre outros assuntos. Já nas aulas práticas, eles aprendem as técnicas de apalpação, que ajudam a saber quais animais estão no cio, técnicas de manejo, sanidade do animal, entre outros assuntos”, destaca o instrutor.

“Eu sempre tive vontade de fazer esse curso e agora pude aproveitar a oportunidade. O curso superou minhas expectativas. O professor é muito bom, passa as técnicas de forma clara e conseguimos aprender tudo de forma simples. Só tenho a agradecer”, comentou o aluno José Arlindo Silva.

Para o instrutor, o objetivo é capacitar o aluno para que possa reproduzir as técnicas de forma correta. “A ideia é que na pecuária de corte, assim como na pecuária de leite, a melhoria genética aconteça de forma mais rápida. Quando o produtor lança mão da monta natural e utiliza técnicas de Inseminação Artificial (realizada no órgão reprodutor), FIV (inseminação em laboratório) e Transferência de Embrião, ele garante melhorar produtividade e lucratividade, tanto na pequena ou grande propriedade rural”, concluiu.

No dia a dia da produção os pecuaristas observam muitas vantagens do emprego da inseminação artificial, tais como: menor custo por concepção em relação à monta natural, melhoramento genético e produtivo, redução da dificuldade em partos, acasalamento corretivo, cruzamento entre raças, aumento do número de descendentes de um bom reprodutor, controle zootécnico do rebanho e muitas outras. Com o método da inseminação artifical explicado no curso, é possível o registro de dados precisos como a previsão do parto e da secagem das fêmeas, facilitando o planejamento do trabalho, o manejo e a seleção dos melhores animais do rebanho.

Para conhecer os cursos disponíveis pelo SENAR-SP clique aqui.   https://faespsenar.com.br/cursos/

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Tags

    Deixe seu comentário