Concurso de cafés especiais Cuesta Paulista chega à etapa final
Cerimônia de premiação será em 23 de novembro no sítio Daniela, em Pardinho
Na última semana foi concluída a etapa de provas do 6º Concurso – Cafés Especiais ‘Cuesta Paulista’, de Pardinho e Região.
Segundo Kwong Jork Yeung, mais conhecido como KJ, Q Grader e Head Judge em concursos de café, o calor excessivo e a seca muito prolongada foram prejudiciais para a formação dos grãos, não apenas de Pardinho, mas de várias regiões brasileiras.
Entretanto, para ele há um cuidado dos produtores na manutenção da qualidade dos cafés que é perceptível durante as provas.
“Pude notar que, em termos de qualidade os grãos de café se mantiveram, se comparado ao ano passado, mas houve um avanço grande de qualidade desde a primeira edição do concurso da região”, explica KJ.
Segundo ele, “a busca pela qualidade do café, esse esforço contínuo, cuidado com a lavoura (antes e depois da colheita), a torra do café para chegar a essa qualidade que o mercado tanto busca, tudo isso é importantíssimo”.
Além da manutenção da qualidade, produtores de Pardinho e Região buscam o reconhecimento da Indicação Geográfica (IG), que já está tramitando e pode agregar valor ao café da região.
A cerimônia de premiação acontecerá no Sítio Daniella, em Pardinho, em 23/11/2024 e os produtores finalistas serão divulgados na próxima semana.
Deixe seu comentário