Caconde expande a Inclusão Digital no Campo
Considerando-se a necessidade da assimilação e protagonismo do público rural no mundo digital, mediante as transformações tecnológicas que o campo tem se deparado, perpassando pela produção até a comercialização dos produtos da agropecuária, e a necessidade de expansão de contatos, conhecimento de ferramentas de gestão, comercialização, relacionamentos, acessos diversos e outros, o SENAR-AR/SP criou e disponibiliza aos produtores e trabalhadores rurais, e aos seus familiares, o Programa Inclusão Digital no Campo – INDICAM.
O INDICAM possibilita a inclusão digital e o desenvolvimento social e econômico da população ligada aos negócios rurais com ganhos educacionais e geração de emprego e renda. Este Programa, pioneiro no Estado de São Paulo, marcou o início de novos conhecimentos e habilidades sobre mecanismos e tecnologias digitais para aprimoramento das ações no meio rural, inserindo-se à prática cotidiana a comunicação e a informação digital.
Em Caconde, com o advento da implantação do INDICAM, atrelado a um trabalho de sustentabilidade, uma das comunidades rurais foi agraciada com o laboratório digital, o que tem proporcionado ainda mais a aproximação com o mundo digital, ampliando-se o conhecimento e a experimentação.
Ainda na trilha da inclusão digital no campo, Caconde desenvolveu um projeto de instalação de antenas de retransmissão e a expansão do sinal de Internet no meio rural, com a utilização de energia solar. A iniciativa foi do Sindicato Rural de Caconde de São Paulo com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo – FAESP e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/SP.
Recentemente, o Sistema CNA-SENAR realizou uma visita técnica para conhecer, o referido projeto que, segundo Ademar Pereira, Presidente do Sindicato Rural de Caconde, a instalação de antenas de retransmissão e a expansão do sinal de Internet no meio rural, dão continuidade ao Programa INDICAM que conscientizou o produtor sobre o avanço tecnológico e a necessidade da conectividade no campo. “O projeto despertou o produtor para uma nova realidade, com o conhecimento de instrumentos e acesso internet para incremento das suas ações no meio rural”.
Na visita, o coordenador técnico do Instituto CNA, Joaci Medeiros, afirmou que a associação de duas tecnologias, o wi-fi de longo alcance e a energia solar com placas fotovoltaicas, está viabilizando a instalação de muitas antenas no município.
“Mais de 40% das 2.300 propriedades da cidade já estão conectadas, permitindo assim a inserção dos produtores no mundo digital,fundamental para o aumento da eficiência dos seus processos produtivos”, disse Medeiros.
Para Ademar Pereira, “a parceria do Sistema FAESP – SENAR-AR/SP veio para que o produtor rural entenda a necessidade de estar receptivo a essas novas tecnologias e associe tudo aquilo que possa ser uma ferramenta poderosíssima em favor do homem do campo”. Esta nova iniciativa vem consolidar a preocupação do SENAR/SP com a conectividade no meio rural, com ações que representam o “start” para a introdução de novas tecnologias, inserindo o homem do campo no meio digital, tão necessário no momento atual.
Ações de capacitação e de sensibilização do público rural sobre as ferramentas e comunicação digitais, atreladas ao aumento da conectividade, vêm ao encontro das necessidades e demandas do agronegócio e, em Caconde, expandiu a Inclusão Digital no Campo, por consequência, a inclusão social daqueles que trabalham nas atividades agropecuárias, permitindo-lhes melhores condições de vida e de trabalho.
Compartilhe
Artigos relacionados
- FAESP Informa: Capacitação técnica para leilões de PEPRO da borracha natural acontece nos municípios de Barretos e São José do Rio Preto nos dias 5 e 6 de outubro
- Fertilizantes e alguns medicamentos custaram menos ao produtor em abril
- FAESP Informa: Agro de SP teve saldo negativo de empregos em novembro
Deixe seu comentário