Home » Programa “SEMEAR É CUIDAR” chega às mulheres de Itu

Programa “SEMEAR É CUIDAR” chega às mulheres de Itu

25 de abril, 2024 - por FAESP

Evento de lançamento enfatizou o impacto na promoção do bem-estar e da saúde das mulheres do campo

O programa “Semear é Cuidar,” que tem como lema “Semeando informação e promovendo saúde para mulheres do campo,” é realizado em parceria entre o Sistema Faesp/Senar-SP, Comissão Semeadoras do Agro, ONG OrientaVida e Pense Rosa, em conjunto com os Sindicatos Rurais. Na última segunda-feira (22) o programa foi lançado no município de Itu, em evento realizado na prefeitura do município.

A iniciativa, que busca aprimorar a qualidade de vida e a saúde das mulheres, conta com a participação ativa dos sindicatos rurais, com o apoio da Secretaria da Mulher do Governo de São Paulo, Américas Amigas, Sebrae, e das Prefeituras Municipais e secretarias de saúde regionais. Em Itu, o evento contou com a presença de autoridades municipais, técnicos e diretoria da Faesp, coordenadores do Senar-SP e a presidente do sindicato rural, Adriana Menezes da Silva, que é também Coordenadora Executiva da Comissão Semeadoras do Agro.

“O Semear é Cuidar é mais do que um programa, é uma jornada de esperança para tantas mulheres, produtoras rurais, que no dia a dia não tem tempo ou nem conhecimento de como cuidar da saúde. É uma grande felicidade lançar o programa aqui em Itu”, disse Adriana.

O programa “Semear é Cuidar” é um desdobramento do “Programa Promovendo Saúde no Campo” (PPSC), que realiza palestras sobre saúde da mulher e exames gratuitos de mamografias e ultrassons –cada sindicato tem a oportunidade de indicar mulheres do campo e realizar, de forma gratuita, 50 exames de mamografia.

Para Juliana Farah, vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro, a proximidade com as comunidades é um fator positivo para o sucesso do programa: “O objetivo é buscar cidadania e a inclusão da mulher do campo. Muitas vezes, elas não têm a possibilidade de acesso à unidade básica de saúde e a serviços médicos em geral, mesmo que para exames simples. Queremos apoiá-las e contribuir não só com a realização dos exames, mas também com informações e orientações”.

Galeria

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Tags

    Deixe seu comentário