Home » Rodízio municipal de veículos em São Paulo

Rodízio municipal de veículos em São Paulo

08 de maio, 2020 - por FAESP/SENAR-SP

A Prefeitura de São Paulo irá retomar o rodízio municipal de veículos com medidas mais rígidas a partir da próxima segunda-feira (11/05). O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Covas na manhã desta quinta-feira (07/05) e prevê a redução do fluxo de veículos na cidade em 50%. Os veículos terão a restrição estabelecida por placas com final par ou ímpar. A medida também valerá aos finais de semana.

O regime de restrição independe da localidade de licenciamento, em todas as vias urbanas do Município, todos os dias, por 24 (vinte e quatro) horas inclusive sábados, domingos e feriados da seguinte forma:

I – dias ímpares poderão circular veículos com dígitos finais da placa ímpares.
II – dias pares poderão circular veículos com dígitos finais da placa pares.

Alguns Veículos estão excluídos, como por exemplo*,aqueles de transporte de produtos alimentares perecíveis, veículo Urbano de Carga (VUC), furgão, caminhão de pequeno porte, com dimensões e características que sejam adequadas à distribuição no meio urbano, aqueles, próprios ou contratados, utilizados em obras e serviços essenciais, os de abastecimento de farmácias, mercados, feiras, açougues,hortifrutigranjeiros, quitandas, centros de abastecimento de alimentos, lojas de conveniência, lojas de venda de água, padarias e lojas especializadas na venda de artigos médicos, odontológicos, ortopédicos e hospitalares, transporte de combustíveis e veículos conduzidos por pessoa com deficiência.

O Departamento de Operação do Sistema Viário – DSV, fiscalizará e aplicará penalidade conforme previsto no Código de Trânsito .

O rodízio irá valer para toda cidade de São Paulo, não apenas no centro expandido. Outra novidade é que ele vai vigorar durante as 24 horas do dia. Trata-se de um rodízio de 50% dos veículos. Nos dias pares circulam carros de placa com final par e, nos dias ímpares, circulam carros com final ímpars. Os carros com final zero são considerados final par.

Todos os profissionais da área da saúde serão excluídos do rodízio. Para isso, deverão se cadastrar no email isencao.covid19@prefeitura.sp.gov.br.

A relação completa dos veículos isentos da restrição está disponível no Diário Oficial e pode ser acessada clicando aqui.

Além de restringir a circulação de pessoas, a medida auxilia na melhora da qualidade do ar na cidade, reduzindo o índice de doenças causadas por problemas respiratórios.

Na segunda-feira (11/05) a cidade também terá a volta da Zona Máxima de Restrição, excluídos os caminhões das áreas de abastecimento e saúde.

Frota de ônibus

A partir da próxima segunda-feira (11/05), a cidade terá 1.000 ônibus acrescentados na rede municipal de transporte.

Outros 600 veículos ficarão nos bolsões perto dos terminais de ônibus. Caso a SPTrans observe a necessidade, eles serão incrementados no site

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário