Home » Sistema FAESP- SENAR/SP estimula participação das Mulheres no agronegócio

Sistema FAESP- SENAR/SP estimula participação das Mulheres no agronegócio

06 de janeiro, 2020 - por FAESP/SENAR-SP

Pesquisas realizadas em 2019 pela ABAG-Associação Brasileira do Agronegócio revelaram que as mulheres são as profissionais que mais buscam conhecimento e aperfeiçoamento no setor. Segundo o estudo realizado pelo IBGE, entre 2006 e 2017, a presença feminina no agronegócio passou de 12% para 18%.

Na Feira do Empreendedor, em estande com o Sindicato Rural de São Paulo, o SENAR/SP destacou a força e a contribuição das mulheres empreendedoras rurais para o agronegócio brasileiro. Elas apresentaram produtos artesanais, café, mel, cachaça e macadâmia. As produtoras são oriundas de cursos do SENAR/SP, de várias regiões do estado.

O Programa Mulher Empreendedora no Campo – Protagonismo e Proteção Social, do Departamento de Promoção Social do SENAR/SP, evidencia o importante papel da mulher na rotina do meio rural, seja na lida ou na gestão e uso de tecnologia

Na Feira do Empreendedor de 2019, o estande do Sistema FAESP/SENAR-AR/SP contou com a presença de 28 mulheres empreendedoras do agronegócio.

Segundo o censo demográfico mais recente, no Brasil, as mulheres rurais são responsáveis pela renda de 42,2% das famílias do campo.

A ampliação do uso da tecnologia e da informação nas atividades rurais, levou-as a assumir cada vez mais cargos e funções no âmbito do trabalho e gerenciamento rural.

Com o avanço tecnológico em gestão de agronegócios e implementação de máquinas agrícolas, a necessidade de força braçal está reduzindo, oportunizando cada vez mais que mulheres possam ser inseridas nessas atividades do meio rural, realizadas anteriormente somente por homens.

Um perfil dessas produtoras rurais evidenciou o importante papel que desempenham para a safra agrícola no Brasil, como por exemplo o local onde atuam:

  • 49,5% em minifúndios,
  • 26,1% em pequenas propriedades,
  • 13,5% em médias propriedades,
  • 10,9% em grandes propriedades,
  • Quanto ao tipo de trabalho:
  • 73% atuam dentro da fazenda,
  • 3,7% trabalham em cooperativas,
  • 3,4% no setor de insumos agrícolas,
  • 9,3% desempenham funções relacionadas ao fortalecimento de serviços e produtos, comércio, governo e outros relacionados às atividades da agroindústria.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário