SENAR-SP realiza treinamento técnico de instrutores para o Programa Novo Olhar
Foi realizado, nos dias 12 e 13 de março, um treinamento técnico de instrutores para o Programa Novo Olhar sobre Organização Comunitária Rural, da divisão de Promoção Social do SENAR-SP. Participaram do treinamento à distância 18 profissionais com experiência em trabalhos com grupos de produtores rurais e conhecimento sobre organização comunitária.
“Esse treinamento tem sido uma ótima experiência. Estamos usando uma plataforma de ensino à distância, a Microsoft Teams”, explica Isabela Penella, técnica da Promoção Social. “Utilizamos a metodologia de sala invertida, na qual os participantes estudam o conteúdo antes e realizam atividades depois. Passamos as cartilhas do Programa com antecedência para que eles conhecessem o conteúdo e depois, na plataforma, montamos um ambiente onde eles acessam vídeos institucionais e do programa, as cartilhas e postam as atividades que foram passadas”.
No primeiro dia, o conteúdo tratou dos aspectos institucionais sobre o SENAR-SP e a metodologia do Programa. Já no segundo dia, os autores das cartilhas, José Vicente Vieira e Heloisa Helena Favara, aprofundaram as discussões sobre o conteúdo do Programa e esclareceram as dúvidas dos participantes que surgiram durante as leituras prévias e a execução das tarefas.
“O treinamento do programa Novo Olhar é um processo contínuo, que começa bem antes da abertura de inscrição nos municípios, continua durante e depois dos módulos”, explica José Vicente. “Durante os módulos os instrutores podem continuar a acessar a plataforma e compartilhar dúvidas, experiências e aprendizados com os outros instrutores e com a equipe da Divisão de Promoção Social”.
Ainda, segundo o autor da cartilha, “O programa tem alcançado grande sucesso, gerando bastante interesse na sua realização e várias iniciativas e resultados práticos nos municípios em que foi realizado, provando a importância da atuação em conjunto para a buscar o desenvolvimento rural sustentável neste momento em que estamos vivendo”.
O treinamento foi feito para que o SENAR-SP possa atender a base sindical que realizará o Programa neste ano, uma vez que a procura pelo Novo Olhar sobre Organização Comunitária Rural vem crescendo após o sucesso do projeto piloto em Caconde.
Sobre o Novo Olhar
Com a implantação do Programa, almeja-se que produtores rurais e seus familiares organizados possam ter acesso aos bens e serviços sociais, melhorar a capacidade de comercialização de seus produtos, desenvolver habilidades e conhecimentos sobre sustentabilidade, aumentar a geração de emprego e renda, criar vínculos sociais, melhorar o nível cultural, dentre outras formas de crescimento.
“Como foco do Novo Olhar é o ser humano e o desenvolvimento do capital social, o programa é essencial para alavancar a questão do desenvolvimento rural e trazer ao produtor o protagonismo”, destaca Heloisa. “O objetivo do Novo Olhar é discutir os caminhos que podem ser seguidos e não dar o caminho, essa decisão nasce dos produtores como resultado do conhecimento que a gente leva”.
A autora também ressalta que o programa foca “no caminho a ser seguido para obter os benefícios de uma organização, trazendo a importância de os produtores estarem focados e terem um objetivo em comum”.
Compartilhe
Artigos relacionados
- Cursos de Rédea e Casqueamento dão continuidade a Doma Racional, curso do SENAR/SP
- BIOECONOMIA: Cada vez mais produtores estão obtendo vantagens com produção de energia em suas propriedades. Você vai ficar de fora dessa?
- FAESP/SENAR-SP, Sebrae e Secretaria da Agricultura realizam reunião sobre Projetos Integrados
Deixe seu comentário