Home » SENAR-SP inaugura cerca de 20 novas Feiras do Produtor Rural no Estado

SENAR-SP inaugura cerca de 20 novas Feiras do Produtor Rural no Estado

09 de novembro, 2020 - por FAESP/SENAR-SP

Com a retomada gradual da economia e visando a sustentabilidade das propriedades rurais, o Sistema FAESP/SENAR-SP apresenta os bons resultados do setor, como a inauguração de 21 novas Feiras do Produtor Rural no estado de São Paulo só neste mês de novembro.

Com iniciativa do SENAR-SP e realização dos sindicatos rurais, as feiras são inéditas em vários municípios paulistas, como é o caso de Buritama e, em outras cidades como é o caso de Itapetininga, a Feira trouxe inúmeras novidades.

Buritama, localizada a 53 quilômetros de Araçatuba, inaugurou no dia 7 de novembro a Feira do Produtor Rural, que ocorrerá aos sábados, das 8h às 12h, na Avenida Frei Marcelo Manila – Quadra 1. Sendo executado pela primeira vez no município, o programa é promovido por meio de uma parceria entre o Sistema FAESP/SENAR-SP, o SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste) e a Prefeitura. O objetivo é preparar o pequeno produtor para comercializar a sua produção diretamente ao consumidor final, agregando valor à propriedade rural.

Assim, dezoito produtores rurais da região participaram da capacitação, que duraram seis meses, com aulas a cada 15 dias, duas vezes por semana. O grupo aprendeu normas e procedimentos para a organização do ambiente da feira e a venda de produtos, a identificação dos produtos existentes na propriedade e que podem ser comercializados, bem como planejamento da produção, as boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos, exposição de produtos, construção dos estandes de bambu, técnicas de comercialização e gestão do negócio.

Já em Itapetininga, a Feira do Produtor Rural foi reinaugurada na última sexta-feira, 6 de novembro, com uma nova turma, além de 15 estandes e muitas outras novidades a serem divulgadas no local, com produtos frescos e de qualidade, diretamente do produtor rural para o consumidor.

Sem intermediários

De acordo com a instrutora do SENAR-SP, Maria Fernanda de A. Rodrigues, a feira é uma oportunidade de criar uma fonte de renda a mais para o produtor rural. “O programa tem como objetivo fortalecer o homem do campo, além de criar um ambiente favorável para a comercialização de produtos direto da propriedade para o consumidor”. Já o coordenador das ações do SIRAN-SENAR-SP, Carlos Eduardo Belluzzo, “a feira traz uma nova oportunidade de comercialização aos pequenos produtores, diminuindo assim, a nacionalidade de rendimentos, e maior sustentabilidade das propriedades rurais”.

Segundo o presidente do SIRAN, Fábio Branco, o programa dá certo porque há demanda, e a parceria do Sindicato com o SENAR-SP catalisa esse processo em apoio ao homem do campo. “A gente traz cursos de alto nível para a maior profissionalização do produtor rural. A Feira de Buritama será um sucesso, como todas as outras que executamos na nossa região”.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário