Semeadoras do Agro participam do 8⁰ Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio
Juliana Farah, vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro e integrante da Comissão de Mulheres do Sebrae, foi uma das mediadoras do maior evento de mulheres do Agro na América Latina
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), por meio de sua Comissão Técnica Semeadoras do Agro, esteve presente na edição 2023 do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), que aconteceu em São Paulo nos dias 25 e 26.
Durante o evento, a vice-presidente da Comissão e integrante da Comissão de Mulheres do Sebrae, Juliana Farah, foi a mediadora do painel “Saúde e Sabor, a Gastronomia do Brasil para o Mundo”, que contou com a participação de Andrea Squilace de Carvalho, criadora e gestora do Roteiro Turístico do Genoma à Xícara; Célia Carbonari, sócia da Vinícola Villa Santa Maria; Gilvanda Figueirôa, gerente do Sebrae; e Marcello Brito, Conselheiro da CBKK S/A, Case Chocolate de Mendes.
Cada painelista trouxe um case importante ligado ao agronegócio para a discussão que abordou temas como sustentabilidade, turismo rural, panorama das cadeias produtivas e o protagonismo das mulheres nas diversas atividades no campo.
“Foi uma grande honra intermediar a conversa entre tantos nomes importantes do agronegócio brasileiro. Cada um com a suas histórias, mas todas fruto de muitas ideias inovadoras e sustentáveis. O Congresso foi uma prova de como as mulheres estão cada vez mais presentes no agro, assumindo o protagonismo e liderando negócios dentro e fora das porteiras. Tudo isso sempre deixando sua marca de forma resiliente, focada e flexível”, destacou Juliana Farah.
Também estiveram presentes no encontro as presidentes e coordenadoras de sindicatos rurais paulistas que integram a Comissão Semeadoras do Agro da FAESP.
“Esse envolvimento é superimportante e foi uma oportunidade de as Semeadoras participarem do principal evento reunindo as mulheres do agro, com a certeza de que os temas debatidos serão multiplicados para outras mulheres em diversas regiões por meio dos sindicatos rurais”, falou Farah.
De acordo com o IBGE, na última década, o número de estabelecimentos agrícolas liderados por mulheres aumentou 38%. Atualmente, quase um milhão de mulheres dirige propriedades rurais no Brasil.
O Congresso Nacional das Mulheres do Agro registrou a presença de representantes de todo o Brasil, que puderam acompanhar e debater temas como coordenação de cadeias produtivas, integração de pesquisas genéticas com manejo dentro dos biomas, mecanização agrícola, insumos, sistemas, gestão das propriedades rurais, processamentos e agroindustrialização, comércio e serviços de logística, finanças, seguros e outros.
Galeria
Visualizar todas as fotos do evento
Compartilhe
Tags
Artigos relacionados
- Recuperação do boi gordo e alerta para impactos na banana prata e no limão são destaques em novo relatório da FAESP sobre preços pagos ao produtor paulista
- FAESP apoia a aprovação do substitutivo ao PL 490/2007 e seus apensos que tratam da demarcação de terras indígenas.
- A força feminina no campo: eventos destacam o papel das mulheres no Agro e a prevenção à saúde
Deixe seu comentário