Home » Projeto SemeAr, que desenvolve ações para ampliar conectividade rural, promove evento na Cooperativa Agropecuária de Caconde

Projeto SemeAr, que desenvolve ações para ampliar conectividade rural, promove evento na Cooperativa Agropecuária de Caconde

01 de julho, 2022 - por FAESP

Presidente da FAESP/SENAR-SP, Fábio de Salles Meirelles, ressalta que a inclusão digital no campo é essencial para os pequenos e médios produtores

A Cooperativa Agropecuária de Caconde (SP) promoveu nesta sexta-feira, (dia 1º de julho), evento para divulgar ações do Projeto SemeAr, que desenvolve ações voltadas a ampliar a conectividade rural no campo. O sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP)/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (FAESP/SENAR-SP) é um dos realizadores do “Dia de Campo Distrito Agrotecnológico de Caconde”.

“A inclusão digital no campo é essencial para o desenvolvimento do setor, sobretudo para os pequenos e médios produtores. O projeto SemeAr amplia a geração de riqueza no campo por meio de tecnologias digitais, proporcionando impacto econômico em termos de aumento do volume, melhoria da qualidade e aumento da eficiência da produção”, afirma o presidente da FAESP/SENAR-SP, Fábio de Salles Meirelles.

O vice-presidente da FAESP/SENAR-SP e presidente do Sebrae-SP, Tirso de Salles Meirelles, foi um dos palestrantes do evento em Caconde, cidade que se destaca pela produção de café. “A conectividade rural gera um benefício social com a maior participação dos pequenos e médios produtores nas riquezas geradas no campo, assim como no desenvolvimento social decorrente do crescimento econômico e no aumento de renda resultando na manutenção do homem no campo”, acrescenta Tirso Meirelles.

A abertura do evento foi feita pelo presidente do Sindicato Rural de Caconde, Ademar Pereira, seguido pelo prefeito de Caconde, João Fillipe Basilli. As Estratégias de Atuação do sistema FAESP/SENAR-SP e do Sebrae-SP também foram destacadas, assim como as Ações Integradas da Embrapa e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O projeto SemeAR foi apresentado por Vitor Mondo, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Norberto Alves Ferreira, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), falou sobre Agricutura Digital; Paulo Lebra, da Universidade Federal de Lavra (UFLA), fez uma explanação sobre as Startups.

O trabalhar realizado através do Sindicato Rural no município é um bom exemplo de investimento nos APL’s – Arranjos Produtivos Locais. Unindo produtores rurais, cooperativas, universidades, institutos de pesquisa, instituições financeiras, FAESP, SENAR-SP e SEBRAE a fim de promover o desenvolvimento regional através do estímulo de uma vocação econômica.

O evento aconteceu na Cooperativa Agropecuária de Caconde (COOPAC).

Galeria

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Tags

    Deixe seu comentário