Projeto SemeAr, que desenvolve ações para ampliar conectividade rural, promove evento na Cooperativa Agropecuária de Caconde
Presidente da FAESP/SENAR-SP, Fábio de Salles Meirelles, ressalta que a inclusão digital no campo é essencial para os pequenos e médios produtores
A Cooperativa Agropecuária de Caconde (SP) promoveu nesta sexta-feira, (dia 1º de julho), evento para divulgar ações do Projeto SemeAr, que desenvolve ações voltadas a ampliar a conectividade rural no campo. O sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP)/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (FAESP/SENAR-SP) é um dos realizadores do “Dia de Campo Distrito Agrotecnológico de Caconde”.
“A inclusão digital no campo é essencial para o desenvolvimento do setor, sobretudo para os pequenos e médios produtores. O projeto SemeAr amplia a geração de riqueza no campo por meio de tecnologias digitais, proporcionando impacto econômico em termos de aumento do volume, melhoria da qualidade e aumento da eficiência da produção”, afirma o presidente da FAESP/SENAR-SP, Fábio de Salles Meirelles.
O vice-presidente da FAESP/SENAR-SP e presidente do Sebrae-SP, Tirso de Salles Meirelles, foi um dos palestrantes do evento em Caconde, cidade que se destaca pela produção de café. “A conectividade rural gera um benefício social com a maior participação dos pequenos e médios produtores nas riquezas geradas no campo, assim como no desenvolvimento social decorrente do crescimento econômico e no aumento de renda resultando na manutenção do homem no campo”, acrescenta Tirso Meirelles.
A abertura do evento foi feita pelo presidente do Sindicato Rural de Caconde, Ademar Pereira, seguido pelo prefeito de Caconde, João Fillipe Basilli. As Estratégias de Atuação do sistema FAESP/SENAR-SP e do Sebrae-SP também foram destacadas, assim como as Ações Integradas da Embrapa e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de São Paulo.
O projeto SemeAR foi apresentado por Vitor Mondo, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Norberto Alves Ferreira, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), falou sobre Agricutura Digital; Paulo Lebra, da Universidade Federal de Lavra (UFLA), fez uma explanação sobre as Startups.
O trabalhar realizado através do Sindicato Rural no município é um bom exemplo de investimento nos APL’s – Arranjos Produtivos Locais. Unindo produtores rurais, cooperativas, universidades, institutos de pesquisa, instituições financeiras, FAESP, SENAR-SP e SEBRAE a fim de promover o desenvolvimento regional através do estímulo de uma vocação econômica.
O evento aconteceu na Cooperativa Agropecuária de Caconde (COOPAC).
Deixe seu comentário