Programa Novo Olhar do SENAR-SP apresenta oportunidades de desenvolvimento para comunidades rurais
O Programa Novo Olhar sobre Organização Comunitária Rural foi criado com o objetivo de atender às demandas das bases sindicais, dos instrutores e do público do meio rural, a fim de desenvolver habilidades e atitudes de pessoas e grupos para a prática da organização comunitária como instrumento de desenvolvimento rural sustentável.
Com grande adesão por todo o Estado, o SENAR-SP realizou, no dia 13/01, um treinamento de coordenadores para o Programa Novo Olhar sobre Organização Comunitária Rural, da área de Promoção Social. O treinamento, feito virtualmente, contou com a participação de 11 coordenadores de Sindicatos Rurais e de uma Prefeitura e contou com o relato do Presidente do Sindicato Rural de Monte Aprazível sobre os resultados do Programa realizado em 2021.
“O grupo teve interesse no Programa, pois haviam participado de vários cursos do SENAR-SP e estavam com dificuldade em comercializar seus produtos. Os participantes trabalharam as questões pessoais que influenciam na participação e, no final, se uniram e criaram um espaço de venda na feira local, com o apoio da prefeitura”, conta Antonio Ginack Junior, presidente do Sindicato Rural.
Ele também diz que a realização do programa foi fundamental para que o sindicato tivesse mais visibilidade e reconhecimento por todos os trabalhos que vêm sendo feitos, aproximando-se da comunidade e das instituições locais.
Coordenadores, técnicos do SENAR-SP e Presidente do Sindicato Rural de Monte Aprazível em treinamento virtual
Para Isabela Pennella, técnica da divisão de Promoção Social, “É importante a participação dos sindicatos para que eles conheçam o conteúdo, a metodologia e os resultados alcançados em outros municípios”, afirma. “Entendendo como o programa pode se encaixar em cada município, não só na parte de produção e vendas, como também nas questões comunitárias, ambientais, entre outras, os próprios coordenadores conversam entre si e trocam ideias para aprimorar o programa em seus municípios.”
Participaram do treinamento os Sindicatos Rurais de Araraquara, Atibaia, Bernardinho de Campos, Brotas, Campinas, Ibiúna, Macaubal, Presidente Venceslau, Santa Branca, São Manoel e São Roque, além da Prefeitura de Itapirapuã Paulista.
Deixe seu comentário