Levantamento de custos de produção da avicultura em Batatais é tema de reunião do Projeto Campo Futuro
Encontro virtual teve representação da FAESP, CNA, Sindicato Rural e produtores
Produtores e técnicos participaram ontem (25/08) de uma reunião virtual para levantamento de custos de produção da avicultura de corte integrada na região de Batatais. O encontro faz parte do projeto “Campo Futuro”, realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com a Labor Rural – Universidade Federal de Viçosa (UFV) e apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) e dos Sindicatos Rurais. As reuniões acontecem em municípios de relevância na produção dos mais diferentes setores do agronegócio, com a participação de agentes da cadeia produtiva que tem amplo conhecimento dos sistemas de produção local.
Os participantes apontaram, durante a reunião, os indicadores zootécnicos que compõem o custo de produção para a avicultura de corte integrada de uma propriedade típica da região. Uma diversidade de dados detalhados em relação a estrutura técnica e produtiva da propriedade que impactam as estimativas de resultados dos criadores da região, tais como, a área ocupada pelos aviários, número e características dos galpões, aves alojadas por lote, consumo de ração, ganho e peso de abate, inventários das fazendas, despesas com funcionários, preço recebido por ave e outros fatores integrantes de uma planilha de custo de produção previamente estruturada. A partir desses dados, em torno de 20 dias, um relatório será elaborado e entregue aos participantes, avaliando alguns indicadores econômicos obtidos, como por exemplo, se a atividade está ou não obtendo margem bruta (MB) positiva, ou seja, se está arcando com os desembolsos realizados para a produção, e se mantém no curto prazo.
“Uma reunião bastante produtiva, de elevada qualidade técnica, que mostra a importância de se fazer uma boa gestão de custos e desenvolver análises econômicas, para ampararmos a tomada de decisão dos produtores e subsidiarmos as discussões na CADEC”, avaliou o Presidente do Sindicato Rural de Batatais, Luis Roberto de Alvarenga Marques. O Sindicato Rural de Batatais é parceiro dessa iniciativa desde 2019.
A reunião foi conduzida pela Labor Rural/UFV – parceira da CNA na execução do Projeto Campo Futuro – e contou com a participação do representante de avicultores na CADEC de Nuporanga/Batatais, Eduardo Baltazar Diniz, os avicultores Maicon Blanco e André Scavazza Bianco (Diretor e Coordenador da Comissão Técnica de Política Agrícola da FAESP), além de Rodrigo Benedini (advogado e gestor no Sindicato Rural de Batatais), Érica Monteiro de Barros (assessora técnica do Departamento Econômico da FAESP), Rafael Ribeiro de Lima Filho (assessor técnico da CNA), Liliam Fontes (Supervisora de Projetos na Labor Rural/UFV) e Marcos Dornelas (estudante de zootecnia da UFV e estagiário de produção animal na Labor Rural/UFV). Também presentes pela UNESP de Jaboticabal – Fundação Funep, o Prof. Dr. Adriano dos Reis Lucente e o graduando em administração Alexandre Masselani Falconi, que conduzem o Projeto UNESP/AVEFORTE de gerenciamento de custos de avicultores integrados na região.
Compartilhe
Tags
Artigos relacionados
- FAESP Informa: Edital do Projeto Experiência do Brasil Rural selecionará roteiros turísticos para sua 2ª edição
- Sindicato Rural de SÃO PAULO sedia célula para mediação, conciliação e arbitragem idealizada pela FAESP
- Palestra em Pardinho sobre seguro rural reuniu produtores da região preocupados com a instabilidade climática
Deixe seu comentário