Home » Cooperativa de cafeicultores receberá suporte para o mercado de exportação

Cooperativa de cafeicultores receberá suporte para o mercado de exportação

23 de março, 2021 - por FAESP/SENAR-SP

A partir do Programa Novo Olhar sobre Organização Comunitária Rural, do SENAR-SP, vinte cafeicultores do município de Caconde, interior paulista, sensibilizaram-se com a proposta do Programa e constituíram uma associação e, posteriormente, por demanda do mercado e para comercialização, criaram uma cooperativa: a COOPAC. Os produtores produzem cafés especiais de características únicas e da mais alta qualidade que são comercializados das mais variadas formas: grãos, empacotados, torrados, moídos, café orgânico certificado e in natura.

Os produtos são elaborados pelos agricultores familiares da região de Caconde e se enquadram na classificação “Specialty Coffee” da SCA (Specialty Coffee Association), uma associação que visa promover comunidades mundiais de café para apoiar a atividade cafeeira, a fim de fazê-la mais sustentável, justa e próspera para toda a cadeia produtiva.

O café 100% arábica é cultivado em altitudes de 1100 a 1300 metros e os lotes de cafés especiais produzidos têm notas superiores a 85 pontos da classificação SCA. A COOPAC foi selecionada pelo Projeto Agro.Br, convênio entre a Apex e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que é voltado para sensibilização, capacitação, planejamento e viabilização para geração de negócios internacionais para pequenos e médios empresários rurais brasileiros para que a cooperativa e cafeicultores sejam assessorados para exportação de café.

A coletividade, que surgiu após o Programa Novo Olhar, permitiu diversas implementações de melhorias nos processos de cultivo e tratamento do café, aquisição de equipamentos e processamento do produto e introdução de tecnologias para melhoria da eficiência da produção e preservação da qualidade. A COOPAC hoje industrializa e comercializa com qualidade e competitividade.

“Falar da cooperativa é começar falando do SENAR-SP. Ela é fruto do Programa Novo Olhar e é desdobramento de uma associação que se formalizou após o término do Programa de Organização Comunitária do SENAR-SP”, conta Ademar Pereira, presidente do Sindicato Rural e Caconde. “Tudo aconteceu no seu tempo. O Programa trouxe a questão da organização, o esclarecimento do que é cada organização, qual a prerrogativa de cada uma delas, de cooperativa, associação, ONG… então foi muito esclarecedor”.

O Programa Novo Olhar sobre Organização Comunitária Rural, da área de Promoção Social do SENAR-SP, tem por objetivo desenvolver habilidades e atitudes de pessoas e grupos para a prática da organização comunitária como instrumento do desenvolvimento rural sustentável.

“O programa traz uma proposta de desenvolvimento pessoal muito forte em questão de promover relacionamentos, constituir uma pessoa jurídica e promover o associativismo, não para discutir problemas, mas para trabalhar fortemente esse lado social no qual as pessoas consigam enxergar um objetivo comum. Dessa forma, o objetivo surge naturalmente”, relata Ademar. “O SENAR-SP nos trouxe a oportunidade de ter um estande na Feira do Empreendedor. O pessoal da cooperativa, que na época ainda era uma associação, foi colocada de frente para o mercado”.

Ademar conta ainda que, a partir desse momento, conheceram muitos parceiros e efetivaram de vez a proposta “do campo ao consumidor”, que consiste em apresentar um produto de qualidade em que todo o processo de produção é realizado pelos produtores, fazendo o produto chegar com grande competitividade ao mercado.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário