Inauguração da Cafeteria Escola de Caconde em parceria com Sistema Faesp/Senar-SP
Cursos, oficinas e capacitações visam fortalecer a cafeicultura no município e gerar renda aos pequenos produtores
No último 13, em Caconde, interior de São Paulo, foi inaugurada a Cafeteria Escola, uma iniciativa conjunta do Sistema Faesp/Senar-SP e do Centro de Educação Ambiental (CEAC), com a participação da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café).
A escola tem por objetivo promover capacitações e treinamentos aos produtores da região. A programação da escola já está acontecendo, com cursos, oficinas, seminários e workshops sobre torra de café, técnicas agrícolas sustentáveis e gestão de negócios. A escola é administrada pelo Sindicato Rural de Caconde.
Ademar Pereira, presidente do sindicato rural de Caconde, explica que “o município tem contado com plano de trabalho e propostas que vão desde a formação da muda às novas técnicas de manejo que têm surgido.”
Além dos cursos e instalações ecologicamente responsáveis, a escola conseguiu parcerias com Embrapa, Abic e o Sebrae-SP.
“É uma escola que vai permitir o desenvolvimento de oficinas para o aprendizado de torra, que possui laboratório de prova e vai possibilitar excelência também com os cursos que serão realizados”, completa Pereira.
Para ele, a escola e as parcerias que foram firmadas trarão êxito naquilo que os produtores buscam: efetividade no desenvolvimento da cafeicultura e agregação de renda aos pequenos produtores da cidade. Pereira destaca ainda o viveiro de mudas nativas e uma horta tecnológica desenvolvida com apoio da Embrapa.
A Cafeteria Escola de Caconde é um exemplo de integração e esforços da iniciativa privada com políticas públicas. O projeto nasce com objetivos que o colocam na vanguarda do país, tais como geração de energia limpa, resiliência climática, biodiversidade, descarbonização através da mobilidade elétrica, uso e reuso da água.
“A novíssima escola no município de Caconde é uma das ações do Sistema Faesp/Senar-SP junto a renomadas instituições, em prol da agricultura paulista e do pequeno produtor, que precisa de apoio, incentivo e tecnologia para sua renda e para o desenvolvimento do nosso estado”, afirma Tirso Meirelles, presidente da Faesp/Senar-SP.