Home » FAESP participa em Divinolândia de Dia de Campo voltado às práticas regenerativas na cultura do Café

FAESP participa em Divinolândia de Dia de Campo voltado às práticas regenerativas na cultura do Café

27 de fevereiro, 2024 - por FAESP

Evento teve visita técnica a uma propriedade e palestras com especialistas do setor

Na última quarta-feira (21), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) esteve presente em um dia de campo com foco em práticas de Agricultura Regenerativa no café, tendência que vem crescendo dentro do setor. O evento foi promovido pela Associação dos Cafeicultores de Montanha de Divinolândia (Aprod), em conjunto com o Sindicato Rural de Divinolândia, contando com o apoio da Plataforma Global do Café (GCP).

O evento promoveu uma visita técnica a uma propriedade rural, além de palestras com especialistas do setor: Teotonio Soares de Carvalho, professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Guilherme Chaer (Embrapa) e Eduardo Sampaio (Plataforma Global do Café). O encontro também contou com a participação de importantes instituições, como Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG/SENAR), entre outros.

Tirso Meirelles, presidente eleito da FAESP, considera que eventos que promovam o tema “Agricultura Regenerativa” são de extrema importância, devido à crescente demanda por essas práticas dentro do setor. “A definição do conceito ‘regenerativo’ vai além da sustentabilidade, buscando não apenas manter o equilíbrio do meio ambiente, mas também recuperar o sistema produtivo, promovendo uma produção eficiente, respeitando os aspectos ambientais e sociais”, disse Tirso. Dentre as principais práticas agronômicas adotadas na cafeicultura regenerativa, destacam-se: o manejo integrado e ecológico de pragas e doenças; adubação inteligente; adoção de plantas de cobertura; introdução de microorganismos, entre outros.

Durante o evento, as instituições, empresas e produtores presentes participaram de uma dinâmica para pensar em soluções que permitam que a agricultura regenerativa se torne uma realidade para um maior número de produtores. Dentre as soluções propostas estão, principalmente, a comunicação acessível e estudos que comprovem a eficiência desta prática em relação às convencionais. Dentro destes objetivos, a FAESP se compromete a continuar promovendo a estudando as melhores maneiras de ampliar as práticas regenerativas dentro do setor, não apenas para a cafeicultura, mas para a agricultura como um todo.

Galeria

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Tags

    Deixe seu comentário