Home » FAESP participa de evento de entrega de títulos de terras no Pontal do Paranapanema

FAESP participa de evento de entrega de títulos de terras no Pontal do Paranapanema

29 de janeiro, 2024 - por FAESP

Regularização fundiária promovida pelo governo do Estado promove direitos e dignidade a assentados do extremo oeste paulista

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) acompanhou na quarta-feira (24) a entrega de mais de 1.200 títulos de posse de propriedades rurais em Euclides da Cunha Paulista, no Pontal do Paranapanema.

A solenidade contou com as presenças do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), dos secretários de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai Filizzola e de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, deputados e demais lideranças.

“Nosso compromisso é fazer a regularização fundiária total no Estado. Vamos dar título, escritura e matrícula para todos os assentados e produtores, sejam pequenos, médios e grandes”, afirmou o governador.

Tarcísio destacou ainda que o estado não vai tolerar invasões de terras, tão recorrentes há décadas no Pontal do Paranapanema. “Não vamos permitir isso. Tem terra para todo mundo. Quem invadir vai ser preso”.

Acesso a crédito

Representando a FAESP no evento, o vice-presidente da entidade e presidente do Sindicato Rural de Tupã (SP), Márcio Antonio Vassoler, destacou a importância da regularização fundiária para o agronegócio.

“O produtor poderá criar novos vínculos com linhas de crédito e poderá acessar todas as necessidades que os outros já têm. Nossos parabéns ao governo do Estado por esta iniciativa”, disse Vassoler.

É o caso, por exemplo, dos produtores de leite Guilherme e Gislaine Santos, assentados que aguardavam há 12 anos pela posse da terra. “É uma condição nova. Agora vamos investir no que é da gente”, celebraram.

As novas regularizações somam-se às 684 realizadas no Pontal do Paranapanema em setembro de 2023 através da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp). “O governo trouxe esperança, presença e resultado a esta região”, afirmou o diretor executivo da instituição, Lucas França Bressanin.

Capacitações

O presidente do Sindicato Rural de Presidente Venceslau (SP), Gustavo Gorgulho, destacou a segurança jurídica proporcionada pela regularização das terras. “Da porteira para dentro o produtor sabe o que produzir. Agora ele pode trabalhar com tranquilidade”.

Em Caiuá (SP), os assentados são beneficiados ainda por cursos de capacitação profissional, conforme explica a presidente do sindicato rural local, Elisângela Aparecida Andrade de Carvalho Barros.

“A formação é profissional e social, para que os assentados possam deixar aquela realidade e sejam trazidos à dignidade rural”, salientou. “Eles já movimentam a agroindústria em quase 20 municípios de nossa região”.

A FAESP promove oportunidades de formação profissional rural pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo (SENAR-SP) através de parcerias com sindicatos rurais, prefeituras municipais e outras entidades em todo o Estado.

Por Rodrigo Viudes (texto) – Portal Fala Marília

Galeria

Crédito fotos – Rogério Cabral – Portal Fala Marília

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Tags

    Deixe seu comentário