Faesp lança “Prefeito Amigo do Agro” para fortalecer compromisso dos candidatos com o Setor Rural
Documento elaborado pela Faesp apresenta propostas para elevar o potencial transformador do Agro paulista
A Faesp está lançando, com apoio e participação dos sindicatos rurais paulistas, o documento “Prefeito Amigo do Agro”. Trata-se de uma série de ideias e propostas que traduzem as demandas dos pequenos e médios produtores rurais paulistas.
Esta iniciativa tem como principal objetivo apresentar sugestões para que os candidatos a prefeito das eleições deste ano considerem incluí-las em suas plataformas de campanha. Ou seja, buscar o compromisso dos próximos prefeitos eleitos em promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo do setor agropecuário nos municípios. “Um prefeito comprometido com o futuro de seu município não pode negligenciar o potencial transformador que o agro possui”, diz Tirso Meirelles, presidente da Faesp, no texto de apresentação do documento.
Os presidentes dos sindicatos rurais paulistas ligados à Faesp estão com a missão de entregar o documento aos candidatos à prefeitura no Estado. Ao apresentar o documento, o candidato é convidado a assinar uma via em que diz estar ciente das propostas e que será um “prefeito amigo do agro”.
As propostas da Faesp incluem ações para promover o desenvolvimento rural envolvendo a estrutura governamental dos municípios com dotação orçamentária e equipe técnica especializada, o incremento de serviços públicos essenciais, e política de meio ambiente e sustentabilidade que envolvam a regularização ambiental das propriedades rurais.
O documento propõe ainda que as prefeituras criem meios de apoio ao armazenamento e comercialização do que é produzido nos municípios, incluindo a normatização de políticas de compras públicas. E auxílio na logística por meio de melhoria das estradas, pontes e outras medidas.
Agroindustrialização, Saneamento, Segurança Pública, Energia Elétrica e Comunicação, Imposto Territorial Rural, Inovação e Tecnologia, dentre outros tópicos, são também abordados no documento. “É uma forma de os candidatos firmarem um compromisso para ações visando o fortalecimento da agropecuária em cada cidade”, completa Tirso Meirelles.
Deixe seu comentário