Home » Faesp Informa: La Niña deve chegar mais tarde este ano

Faesp Informa: La Niña deve chegar mais tarde este ano

18 de setembro, 2024 - por FAESP

Atraso do fenômeno que ajuda a reduzir o calor global soa como alerta de que as altas temperaturas devem persistir por mais tempo

A Organização Meteorológica Mundial (OMM), órgão da ONU anunciou que a probabilidade de condições climáticas propícias para o La Niña ocorrer entre setembro e novembro deste ano é de apenas 55%.

Na previsão anterior, feita em junho, a probabilidade era de 60% para o período de julho a setembro e 70% para agosto a novembro. As atuais projeções é de que o fenômeno ocorra a partir do final de 2024 ou começo de 2025, e de que ele poderá ser mais fraco e de curta duração.

A La Nina é conhecido por trazer temperaturas mais baixas ou evitar o aumento excessivo da temperatura. A intensidade, duração e época do ano em que esse fenômeno ocorre, além de sua interação com outros eventos climáticos, podem alterar seus efeitos. Segundo a OMM, tanto El Niño quanto La Niña estão ocorrendo em um cenário de mudanças climáticas induzidas pelo homem, que estão elevando as temperaturas e provocando tempetaturas extremas e tempestades.

As variações na temperatura e na distribuição de chuvas provocadas pelo La Niña podem prejudicar as plantações. Por isso é muito importante o produtor rural buscar informações sobre a transição do El Niño para o La Niña, que pode ter impactos significativos, como risco de geadas e estresse hídrico.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Tags

    Deixe seu comentário