FAESP e CNA reúnem Comissões Técnicas para discussão sobre cafeicultura em Caconde
Cafeicultores e especialistas debatem desafios e compromissos na sede do Sindicato Rural de Caconde
Aconteceu no fim da tarde desta terça (19), na sede do Sindicato Rural de Caconde, a aguardada reunião conjunta das Comissões Técnicas de Cafeicultura da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) e da Comissão Nacional do Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O encontro reuniu cafeicultores das principais regiões produtoras de café de São Paulo e Minas Gerais, além de renomados especialistas do setor.
O evento foi marcado por discussões cruciais para o setor cafeeiro. Ademar Pereira, presidente do Sindicato Rural de Caconde e coordenador adjunto da CT de Café, destacou a importância da união das Comissões Técnicas: “Estamos aqui para unir forças e buscar soluções que possam beneficiar nossos cafeicultores diante do atual cenário de queda dos preços do café e do encolhimento das margens de lucro.”
Fabrício Teixeira Andrade, presidente da Comissão Nacional do Café da CNA, esclareceu detalhes sobre a assinatura do “Pacto pela Adoção de Boas Práticas Trabalhistas e Garantia de Trabalho Decente na Cafeicultura no Brasil”. Segundo Andrade, este pacto é uma medida importante para garantir a sustentabilidade e a responsabilidade social na indústria cafeeira brasileira. Além disso, foram discutidas as ações do sistema CNA/SENAR e das Federações na Semana Internacional do Café, bem como outros assuntos de relevância para o setor produtivo. A reunião representou um esforço coletivo para enfrentar os desafios atuais e promover o crescimento sustentável da cafeicultura no Brasil.
A mesa de discussões contou com a presença dos seguintes participantes: Ademar Pereira, presidente do Sindicato Rural de Caconde e coordenador adjunto da CT de Café; Guilherme Vicentini, coordenador da CT de cafeicultura e presidente do SR de Altinópolis; Daniella Pelosini, presidente do SR de Pardinho; Francisco Sergio Lange, presidente do SR de Divinolândia; João Batista de Andrade, presidente do SR de São Sebastião da Grama; José Dallari Soares, representando o presidente do SR de Serra Negra, José Eduardo Malagodi; Claudio Brisolara, gerente do Depto. Econômico e técnico da FAESP; Marina Marangon, assessora técnica da FAESP; Fabrício Teixeira Andrade, presidente da Comissão Nacional do Café da CNA; Raquel Miranda, assessora técnica da CNA; Natália Fernandes, coordenadora do Núcleo de Inteligência de Mercado da CNA; Arnaldo Botrel, presidente da Comissão Técnica de Cafeicultura do Sistema FAEMG; Celso Vegro, diretor técnico do IEA-Instituto de Economia Agrícola; Sérgio Parreiras, pesquisador científico do IAC-Instituto Agronômico; Alexandre Grassi, da Coordenadoria da CATI; Geraldo Nascimento Jr., diretor regional da CATI Franca.
O evento reforçou o compromisso de todos os envolvidos em impulsionar a cafeicultura brasileira. Tanto os especialistas quanto os técnicos, juntamente com os institutos e, em resumo, todos os produtores reunidos na ocasião, estão dando início às atividades do circuito de resultados Campo Futuro, programado para acontecer na quarta (20).
Deixe seu comentário