FAESP celebra a importância da Agropecuária no Dia do Agronegócio
A Federação destaca a importância do setor e sua contribuição para a segurança alimentar do nosso país e mundial, além do aumento do IDH dos municípios ligados ao agro
Neste domingo, 25 de fevereiro, comemoramos o Dia do Agronegócio, uma data de significado especial que evidencia a pujança do agro paulista e nacional, que abastece não só o país, mas o mundo. A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) presta uma homenagem ao agro brasileiro, reconhecendo sua vitalidade econômica e também sua influência intrínseca no cotidiano e na qualidade de vida das pessoas do campo e de toda a população.
“No Brasil, o agronegócio é mais do que uma atividade econômica; é a essência que alimenta nossa nação e leva nossos produtos aos quatro cantos do mundo, contribuindo também para o aumento do IDH dos municípios ligados ao setor agropecuário”, destaca Tirso Meirelles, presidente eleito da FAESP.
Com dados impressionantes, o agro movimenta cerca de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e gera mais de 160 bilhões de dólares em exportações anuais. Além disso, cria novas oportunidades de emprego e promove a qualificação do homem do campo, elevando sua autoestima e motivação, além de proporcionar uma alimentação com valores relativos mais baixos em relação a outros países.
Por meio de programas de capacitação como os oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar São Paulo), milhões de agricultores e pecuaristas têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades, expandir seus conhecimentos, melhorar suas condições de vida e aumentar a produtividade com sustentabilidade.
Considerando o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que leva em conta a renda, educação e saúde, é possível observar como o desenvolvimento agropecuário contribui significativamente para a melhoria da qualidade de vida nos municípios brasileiros. Regiões com forte presença no agronegócio, como São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, têm experimentado um crescimento constante no IDH ao longo das últimas duas décadas.
O agro é vital para a economia e essencial para a vida de muitas pessoas. Ele alimenta o mundo, sustenta comunidades, promove a inclusão social e eleva a qualidade de vida de milhões de brasileiros. Nesta homenagem ao Dia do Agronegócio, a FAESP reafirma seu compromisso em valorizar e fortalecer o agro paulista e brasileiro, reconhecendo sua importância como fonte de progresso, desenvolvimento e bem-estar para o estado e para o país, com toda responsabilidade ambiental e social.
Deixe seu comentário