De um rancho a restaurante referencial: case de sucesso do SENAR/SP
A Estância Turística de Brotas é um dos destinos mais procurados pelos turistas no estado de São Paulo. Além da natureza exuberante, as várias opções de lazer fazem o município atrair cada vez mais pessoas em busca de diversão e descanso.
Com o tempo, pesqueiros aliados a restaurantes tornaram-se ponto de encontro tanto para a população local quanto para turistas. Comer bem e poder pescar o peixe que se come, transformou-se numa forma de conciliar uma alimentação boa e saudável com lazer e descontração.
Nesse ambiente de turismo e boa comida começa a história, num pequeno rancho. Anamélia Teixeira, a proprietária, praticamente vivia de “bicos”, fazendo de tudo um pouco: pinturas, artesanato, entre outras coisas.
A vida era difícil, a renda pequena. Seu sonho sempre foi de abrir um restaurante como um pesqueiro para atender os turistas que visitavam a região, porém faltavam-lhe conhecimentos para abrir o negócio. Sendo assim, Anamélia resolveu fazer o curso Programa de Turismo Rural do SENAR/SP e teve uma epifania: como transformar esse sonho em realidade.
A princípio teve receio em partir para o que considera uma “aventura”, mas perguntou a si mesma: o que levamos da vida se não procurarmos realizar nossos sonhos? Com isso em mente, persistiu na vontade de trabalhar com turismo rural, apesar das adversidades. No curso SENAR /SP, ganhou mais entusiasmo para a empreitada por adquirir conhecimentos básicos para o negócio e o sonho só se fez aumentar, pois já tinha um direcionamento. Com a abertura do restaurante, o sonho se intensificou, tornando-se uma razão de viver. Coragem ou ousadia?
A vontade era enorme, mas hesitava um pouco, já que tudo lhe parecia tão distante e sem condições de acontecer. Sua propriedade era muito simples, sem estrutura conveniente para o empreendimento. Mas, como sonho é sonho, Anamélia não desistiu, apostando tudo no que poderia acontecer de positivo.
Ela, juntamente com a família e os alunos do curso do SENAR/SP “arregaçaram as mangas” e fizeram questão de transformar o que parecia sonho em realidade: todos passaram à transformação do pequeno rancho no qual ela e os irmãos moravam.
Assim, foi feito um mutirão de limpeza e tudo de obsoleto foi levado a lixões e ferros velhos, novas construções foram realizadas e conseguiram um alvará da prefeitura sem muitas dificuldades por se tratar de uma propriedade rural. Dessa forma, o rancho ficou nos trinques para que, de fato, o sonho deixasse de ser apenas um sonho.
No entanto, não foi fácil. As coisas não aconteceram do dia para a noite, como nos filmes. Tudo tem seu tempo. Foram dias e noites de trabalho árduo, um dia de cada vez. Mas, hoje, aos sessenta e quatro anos, Anamélia é a feliz proprietária do restaurante Pesqueiro Bica D’Água, localizado na estrada de acesso de Brotas a Dourado.
O restaurante é especializado em peixes e a propriedade tem lagos de águas limpas, nos quais os peixes são criados. O fluxo de visitantes ocorre tanto por turistas quanto por pessoas de Brotas, que interessam-se pelo local devido a qualidade dos peixes, em especial a tilápia.
Anamélia conta que, antes de abrir o restaurante e pesqueiro, vendia os peixes para outros pesqueiros da região. Com a abertura do seu negócio, o estabelecimento gera renda e mão-de-obra. Após 11 anos do curso do SENAR, ela trabalha com a família na propriedade.
E DAÍ, VALE A PENA SONHAR?
O curso de Turismo Rural é formando por 10 módulos, totalizando 240 horas, divididos em três dias por mês. Brotas se destaca pelo número de rios e nascentes em suas encostas e vales, o que dá a região uma propensão maior ao ecoturismo e ao turismo rural.
Deixe seu comentário