Conheça os vencedores do Concurso de Presépios do SENAR-SP 2022
Os três primeiros colocados representam os sindicatos rurais de Limeira, Barra Bonita e Guará
Aconteceu nesta manhã a cerimônia de premiação do Concurso de Presépios do promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo (SENAR-SP). Participaram do concurso 66 artesãos de todo o estado de São Paulo representando os sindicatos rurais ligados ao Sistema FAESP/SENAR-SP.
A primeira colocação, representando o Sindicato Rural de Limeira, foi para a artista Lilian Aparecida Regina Stahl Martins (@martinslilianstahl). O segundo lugar foi para a artesã Isabel Cristina Raimundo (@cristinaraimundo), que mora em Igaraçu do Tietê, e representou o Sindicato Rural de Barra Bonita. Mauro Ribeiro (@emporiodasfloresguara), representando o Sindicato Rural de Guará, obteve a terceira colocação. Os três vencedores receberam, cada um, um troféu, além de prêmios em dinheiro, vale compras em loja especializada em artesanato e inscrição gratuita em cursos do SEBRAE-SP.
Os participantes do concurso tiveram seus trabalhos avaliados por uma Comissão Julgadora formada por instrutores dos cursos de artesanato do SENAR-SP, um representante da Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (SUTACO), representantes do Sistema FAESP/SENAR-SP e um representante do Sebrae-SP. A avaliação foi feita por meio de atribuição de notas em diversos quesitos técnicos, além da própria beleza no resultado final dos presépios. Houve ainda votação popular realizada por meio do site do Sistema FAESP/SENAR-SP, com participação de 5.399 votantes.
Mário Biral, superintendente do SENAR-SP elogiou a qualidade de todas as artes apresentadas no concurso. “Todos são vencedores”, disse, enaltecendo a dedicação de todos os artesãos na confecção dos presépios e a representação de todos os elementos do Natal. “Está tudo estampado nesses trabalhos, e isso tem um significado muito importante. Este evento representa também a importância que o SENAR-SP dá aos produtores, aos sindicatos rurais, e a todos que participam dos cursos oferecidos”, mencionou.
Maria Lucia Ferreira, do Departamento Sindical da FAESP/SENAR-SP, ressaltou que o Sistema FAESP/SENAR-SP mostra sua força e presença no campo ao valorizar os trabalhos dos artesãos. “O SENAR-SP está presente em todos os cantos do estado de São Paulo, e a participação dos sindicatos rurais incentivando a participação dos artistas retrata a importância de todas as ações realizadas”, ponderou.
O evento de hoje foi muito significativo na questão da cultura do meio rural também pela presença do grupo de violeiros de “Buri, Guapiara e Campina Alegre”, que fez uma belíssima apresentação de viola caipira, tocando músicas que aqueceram o coração de todos os presentes. O Sistema FAESP/SENAR-SP parabeniza os três vencedores e também todos os demais concorrentes, que com amor, dedicação e muito trabalho, fizeram presépios encantadores, e todos merecem nosso carinho e consideração.
Importante registrar também a presença ao evento de: Maurício Santos Pereira, assessor técnico da SUTACO; Mayra Furtado da Rocha, coordenadora do Sindicato Rural de Guará; Andrea Aparecida Rodrigues, coordenadora do Sindicato Rural de Brotas; Renata Rodrigues de Almeida Farias Cassola, coordenadora do Sindicato Rural de Torrinha; Presidentes dos Sindicatos Rurais de Limeira, Nilton Piccin, e de Barra Bonita, Leonardo Sgargeta Ustulim.
Veja abaixo os três primeiros colocados na premiação e os detalhes da confecção dos presépios:
Sindicato Rural: Barra Bonita
Técnicas e matérias-primas utilizadas: Esqueletização, colagem, montagem – Palha de milho, macadâmia, casca de ovo, casca de coqueiro, folhas de bananeira, fibra de taboa, bucha vegetal, folhas, arame, grãos de café, sementes de abóbora, couro, gravetos, capim, madeira, sisal, fio encerado, colas quente, instantânea e branca, corantes, tachinhas, pinhas
Sindicato Rural: Guará
Técnicas e matérias-primas utilizadas: Colagem, modelagem, amarrações, trançagem – Cabaça, tábua de pinus, seixos de rio, musgo verde desidratado, mosquitinho, cacho de palmeira fenix, juta, fio de juta, ráfia, palha de milho seca, folha de palmeira leque desidratada, folha de strelitzia desidradata, folha de coqueiro areca desidratada, rosetas extraídas do cacho do coqueiro da bahia, palha de madeira, folhas de taboa, palito de churrasco, semente de jacarandá mimoso, coco da bahia, pinha, penas de pombo, cola quente, cola tek bond, tinta spray branca
Deixe seu comentário