Home » Comissão Especial de Bovinocultura de Leite da FAESP discute a criação de Programa de Acompanhamento e Capacitação na Gestão de Propriedades

Comissão Especial de Bovinocultura de Leite da FAESP discute a criação de Programa de Acompanhamento e Capacitação na Gestão de Propriedades

13 de abril, 2018 - por FAESP/SENAR-SP

O leite é de longe, um dos produtos mais tradicionais da humanidade. Esse alimento é considerado um dos mais completos do mundo por oferecer carboidrato, proteínas e gorduras, além de vitaminas e minerais.

Buscando ampliar a qualidade da produção nas bacias leiteiras do estado, a Comissão Especial de Bovinocultura de Leite se reuniu, na última terça-feira, dia 10 de abril, para propor o Programa de Acompanhamento e Capacitação e apresentar ações voltadas para a pecuária leiteira.

A reunião foi aberta pelo Dr. Fábio de Salles Meirelles, Presidente do Sistema Faesp/Senar que, partir desde mês, passa a ser membro do conselho fiscal da Associação Paulista dos Criadores do Gado Holandês. “Quando a nação caminha na direção da dúvida, nós temos que ter convicção do que fazemos. As comissões dão resultados práticos para o produtor porque têm ações plenamente executadas”, comentou o presidente.

Tirso de Salles Meirelles, vice-presidente da Faesp, aproveitou a abertura para destacar a inversão do calendário de vacinação contra a febre aftosa, que passa a ocorrer em maio para o rebanho geral, ao passo que a vacinação em bezerros será em novembro. Ele também reforçou o valor de iniciativas como o Programa de Acompanhamento e Capacitação. “Nosso papel é sempre de fomentar programas eficientes de capacitação que agreguem valor”, mencionou, Meirelles.

O projeto apresentado visa oferecer acompanhamento técnico contínuo, com uma grade de ações monitoradas pelo Senar-AR/SP. O objetivo é oferecer uma capacitação gerencial integral, com o desenvolvimento e análise de indicadores técnicos e econômicos da propriedade. “Sugerimos um programa piloto, unindo forças de Sindicatos de uma mesma região, antes de ampliá-lo para todo o estado”, comentou Wander Bastos, coordenador da Comissão.

A pauta agora passa para a aprovação da diretoria, que deve encaminhar o projeto ao Senar-AR/SP, a fim de ser avaliado tecnicamente. A proposta da Comissão sistematiza ciclos de avaliação que monitorem a reprodução do gado, levantamento de custos, calendário anual de vacinas e vermifugação, orientação para a adequação ambiental, produção de alimentos, qualidade da ordenha e dos equipamentos. Se aprovado, o gerenciamento das atividades será realizado por meio de um sistema, além do acompanhamento técnico de instrutores, com duração de até três anos.

O Programa de Acompanhamento e Capacitação não substitui as demais iniciativas do Senar-AR/SP para a pecuária leiteira. Ele surge como uma complementação de capacitação ao produtor, como forma de assessoria integral, no objetivo de gerar um melhor produto para os consumidores e maior lucratividade para os produtores.

A Comissão também acompanha a iniciativa da SAA-SP de construção de uma nova legislação para a agroindústria de pequeno porte, parte do Programa de Modernização e Desburocratização da Agricultura (Agrofácil). O trabalho conta com a participação ativa da Faesp, por meio do Coordenador da Comissão Especial de Bovinocultura de Leite, Wander Bastos.

O propósito da iniciativa é incentivar a regularização do comércio de laticínios, tanto no tocante às questões técnicas e sanitárias quanto fiscais, para que o produtor rural possa comercializar produtos lácteos de qualidade superior, em conformidade com os padrões sanitários mais rigorosos.

Por fim, se discutiu também ações profiláticas para o combate da tripanossomose. A Faesp trabalhará juntamente com a Coordenadoria de Defesa Agropecuária, vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, no sentido de reunir informações a serem compartilhadas com os produtores.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário