Home » Circuito de Resultados Campo Futuro 2023 Café: FAESP e CNA impulsionam a cafeicultura nacional em Caconde

Circuito de Resultados Campo Futuro 2023 Café: FAESP e CNA impulsionam a cafeicultura nacional em Caconde

20 de setembro, 2023 - por FAESP

Evento reuniu produtores, especialistas e entidades para discutir gestão, tecnologia e sustentabilidade na produção de café

Nesta quarta (20), o Aquática Parque & Náutica, na zona rural de Caconde/SP, foi o cenário do Circuito de Resultados Campo Futuro 2023 – etapa Café. O evento, realizado pelo Sistema CNA em parceria com a Comissão Técnica de Cafeicultura da FAESP, uniu produtores rurais, especialistas e representantes de diversas entidades em uma jornada de aprendizado e troca de experiências.

O encontro teve como objetivos principais aprimorar o gerenciamento da propriedade rural, destacando a importância da gestão e da tecnologia como fatores de competitividade e eficiência na produção de café. Além disso, o evento buscou conectar produtores e profissionais do setor cafeeiro interessados em melhorar a eficiência da produção.

Diversos temas foram abordados ao longo da programação, incluindo os resultados de custos de produção de café em 2023, a importância da gestão comercial e as perspectivas para o mercado cafeeiro. Também foi discutida a agricultura sustentável e o impacto positivo dos bioinsumos na cafeicultura, além de uma visita a campo para conhecer a realidade da pulverização com drones e técnicas pós-colheita com foco na qualidade do café.

O encontro técnico contou com a presença de produtores rurais de diferentes regiões e presidentes de sindicatos rurais, que se uniram para compartilhar conhecimento e experiências. E teve a participação de técnicos de entidades como a Embrapa, o SEBRAE, Exportadora de café Guaxupé, Codeagro, CATI, instituições financeiras, UFLA-Universidade Federal de Lavras, Palestras Safras e Mercado, Illy café Brasil, Comissão Técnica de Cafeicultura do Sistema FAEMG, IEA-Instituto de Economia Agrícola e IAC-Instituto Agronômico, de lideranças e especialistas do setor, como Fabrício Teixeira Andrade, presidente da Comissão Nacional do Café da CNA, e Raquel Miranda, assessora técnica da CNA, Claudio Brisolara, gerente do Depto. Econômico e técnico da FAESP e Marina Marangon, assessora técnica da FAESP. Durante as palestras da programação, houve destaque para a importância de ações como o Circuito de Resultados Campo Futuro no objetivo de promover a conscientização dos produtores e o compartilhamento de conhecimento, visando uma agricultura mais sustentável e rentável.

Fabrício Teixeira Andrade ressaltou: “Um evento como esse, trabalhando custo de produção, produtividade, rentabilidade, é de fundamental importância para que possamos gerar conscientização entre os produtores, compartilhar conhecimento e, com isso, permitir que os produtores atuem de forma mais eficaz no seu dia a dia, obtendo resultados de modo mais sustentável e gerando todos os benefícios que a cadeia produtiva proporciona aos municípios que produzem o café.”

Sobre as projeções de mercado e dados apresentados por especialistas do setor no evento, Guilherme Vicentini, coordenador da CT de Cafeicultura da FAESP, destacou: “Analisando os dados aqui, percebe-se uma certa preocupação em relação ao custo. As margens são baixas, o preço não é convidativo, o que coloca muito em risco as operações. Um ponto relevante também foi apontado na apresentação do professor Luiz Gonzaga, da Universidade Federal de Lavras. Ele mostra que os maiores aspectos que podem influenciar são a produtividade e o preço. São os dois fatores que mais impactam os resultados da atividade.”

Ademar Pereira, presidente do Sindicato Rural de Caconde, representando sua região, expressou seu entusiasmo pelo evento, afirmando: “É um excelente exemplo, com Caconde desempenhando um papel central na promoção da integração da FAESP/SENAR-SP com a CNA e toda a base sindical. O sistema está de parabéns por reunir todos os produtores, instituições e outros atores nesse alinhamento de pautas em prol da categoria.”

O Circuito de Resultados Campo Futuro 2023 – etapa Café, em parceria com a FAESP, reafirmou seu papel fundamental como um espaço de aprendizado e colaboração para o setor cafeeiro, impulsionando o aprimoramento da produção de café no Brasil.

Galeria

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Tags

    Deixe seu comentário