Home » Campanha de vacinação da Febre Aftosa em São Paulo se encerra em 31 de maio

Campanha de vacinação da Febre Aftosa em São Paulo se encerra em 31 de maio

30 de maio, 2023 - por FAESP

Estudo realizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) demonstrou ausência de transmissão viral de febre aftosa no rebanho paulista.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) informa que a 1ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado de São Paulo termina no próximo dia 31 de maio. Diferente da campanha de 2022, nesta etapa estão sendo vacinados bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias.

Após a imunização, o produtor rural terá até o dia 07 de junho para declarar a vacinação e atualizar o saldo do rebanho por meio do sistema informatizado de gestão de defesa vegetal e animal (GEDAVE) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA).

De acordo com estudo divulgado recentemente pela Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o Estado de São Paulo demonstrou estar livre da transmissão viral da febre aftosa.

“É importante ressaltar a dedicação e os esforços empenhados pelos produtores paulistas. Eles foram os principais responsáveis por manter o Estado como uma zona livre de febre aftosa com vacinação durante todos esses anos”, falou Tirso Meirelles, vice-presidente da FAESP.

O Estado de São Paulo se destaca pela produção de gado de corte a pasto e pela presença de vários confinamentos para terminação de bovinos. Ao todo, estima-se que mais de 11 milhões de animais sejam vacinados nesta etapa da campanha, que será marcante para os produtores paulistas, pois esse poderá ser o último ano de vacinação dos rebanhos.

No final de 2022, o MAPA informou que o Estado de São Paulo evoluiu no Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa (PNEFA) e atingiu os requisitos necessários para suspender vacinação contra a doença a partir de 2024 – a imunização será substituída por outras medidas de vigilância.

O Sistema FAESP-SENAR-SP teve participação significativa nesse processo, por meio de reuniões de trabalho, propostas e gestões até que os aprimoramentos do Estado fossem reconhecidos pelo Mapa.

“A articulação da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) foi de grande importância para o sucesso das campanhas de vacinação, monitorando o abastecimento dos postos de venda de vacinas e municiando a SSA-SP de informações que aperfeiçoaram as estratégias de vacinação nos últimos anos”, falou Meirelles.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Tags

    Deixe seu comentário