Webconferência reúne classificadas do Programa CNA Jovem e técnicos do SENAR-SP e traz propostas inovadoras ao setor agro paulista.
Sabendo da importância e potencial inovador dos jovens no agronegócio, o Sistema FAESP/SENAR-SP incentiva e realiza diversas atividades para desenvolver e aprimorar os conhecimentos técnicos de jovens lideranças no estado de São Paulo, e entre essas ações, desde o ano passado, apoia as jovens representantes do Estado, classificadas para a nova etapa do Programa CNA Jovem.
A webconferência
Foi realizada no final de fevereiro, uma webconferência onde classificadas do Programa CNA Jovem e técnicos do SENAR-SP discutiram sobre o apoio ao desenvolvimento de novas lideranças para enfrentar novos desafios e inovar o agro brasileiro.
A reunião online que iniciou a nova fase do Programa com apoio do Sistema FAESP/SENAR-SP contou com a presença de Jair Kaczinski, gerente técnico do SENAR-SP, Claudete Morandi Romano, responsável pelo departamento de Promoção Social do SENAR-SP e gestora estadual do Programa e as jovens Caroline Lopes Monteiro, Júlia Pivetta Momesso e Camila Sayuri Tsuda.
Uma equipe diversificada e um agro melhor para todos
Com um grupo que conta com cada integrante de um estado diferente, o grupo composto pela coordenação do CNA Jovem tem um misto de realidades para agregar em pontos de vista diferentes: “É um grupo bem diversificado o que acaba contribuindo para a geração de ideias novas. Nosso grupo se juntará hoje para debater sobre os desafios. Esse é o primeiro passo. E a partir daí, vamos ver as estratégias a serem tomadas pelo grupo”, conta Camila, uma das jovens.
Sobre a participação na webconferência, Camila, que optou por participar do grupo educacional cujo foco nessa etapa é ligar mais as pesquisas acadêmicas com a agropecuária, ressaltou a importância do apoio do SENAR-SP para a motivação do grupo, que se sentiu mais segura tendo o suporte dos técnicos, que têm experiência e conhecimento de sobra para compartilhar: “Buscamos um jeito de aproveitar as pesquisas que são realizadas e trazê-las para a realidade do produtor rural”, finaliza.
Já Caroline participa do grupo sindical. “Fui destinada para o grupo sindical, no qual o tema geral é ‘A reinvenção da base de representação do setor agropecuário’ e iremos trabalhar em oportunidades dentro desse tema. Nos encontramos online quinzenalmente para atualizar os colegas, além de utilizar o Whatsapp”.
Para Caroline, a reunião com os coordenadores do CNA Jovem do estado de São Paulo foi interessante e esclarecedora: “Me senti bem em saber que eles estão dispostos a auxiliar as participantes nas próximas etapa”, e completa: “Apresentei as dúvidas referentes ao setor sindical e foram prontamente respondidas pelo Jair, que sugeriu o contato com o grupo de gestão da FAESP e esse contato será intermediado pela Claudete. Como é a primeira vez que São Paulo participa estamos descobrindo tudo junto e acredito que isso nos deixará próximos, pois a ajuda será mútua”.
Ainda de acordo com Caroline, até o momento, os funcionários da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo têm sido solícitos e prestativos nas necessidades que estão aparecendo no decorrer do programa. “Estou ansiosa para iniciar o contato com o grupo de gestão da FAESP e poder compartilhar as inovações que o programa está nos apresentando. Acredito que elas serão úteis para podermos melhorar a base da atuação sindical do estado de SP”, finaliza.
Claudete Morandi afirmou que “A integração das jovens com o Sistema FAESP-SENAR-AR/SP pode propiciar ganhos em inovação e soluções, bem como colaborará para que elas possam concluir os trabalhos propostos no Programa”.
O Programa CNA Jovem em sua edição 2020/2021 contou com 3.742 jovens de todo o Brasil que iniciaram o Módulo Introdutório. Desses, 80 jovens representantes de todos os estados foram selecionados para participar da fase 2021 e 3 representam São Paulo.
Deixe seu comentário