FAESP realiza Assembleia Geral e tem contas aprovadas por mais de 90% da rede sindical
Encontro reuniu presidentes dos sindicatos rurais para examinar os dados apresentados pela Federação
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) realizou hoje (27), a Assembleia Geral Ordinária (AGO), que teve como foco a aprovação do orçamento para 2024; e a Assembleia Geral Extraordinária (AGE), para reformulação orçamentária de 2023.
Ao todo, estiveram presentes na sede da entidade, na capital paulista, 144 participantes, entre delegados e presidentes de Sindicatos Rurais de todo o Estado.
Eduardo Luiz Bicudo Ferraro, 1⁰ vice-presidente da Federação, presidiu a Assembleia. Ele iniciou o encontro ressaltando o fortalecimento da FAESP e dos Sindicatos Rurais, reforçando que a união de todos os representantes presentes evidencia a robustez do setor produtivo agropecuário paulista.
Houve a leitura dos pareceres do Conselho Fiscal da FAESP, que foram todos aprovados. Em seguida, a Assembleia prosseguiu com as demais pautas do encontro, que incluíam a leitura da ata, discussão e votação da reprogramação orçamentária e a votação do orçamento.
Foi feita ainda uma apresentação detalhada, pelo gerente financeiro da FAESP, Sérgio Oliveira, que evidenciou o saldo positivo do desempenho da entidade em função do equilíbrio das despesas e o aumento da receita. Os dados apresentados municiaram todos os presidentes de sindicatos rurais presentes para a votação que veio a seguir, por meio de escrutínio secreto através de cédulas preenchidas por todos os delegados.
Para votação, dos 144 votos, 93,7% foram favoráveis e apenas 9 contrários, com a expressiva maioria de 135 votos aprovando os dados apresentados.
“O resultado da Assembleia representou a união de todos os que fazem parte da FAESP, além de evidenciar a forma democrática e transparente em que a instituição historicamente conduz as suas ações”, disse o presidente da FAESP, Fábio de Salles Meirelles.
Para Eduardo Luiz Bicudo Ferraro, as aprovações orçamentárias ratificam o planejamento estratégico determinado pela entendida, assegurando a sustentabilidade econômica de todas as atividades da Federação.
“O nosso objetivo é continuar a desenvolver e impulsionar o setor e os arranjos produtivos locais, entre eles o turismo rural, gastronomia, artesanato, implementação de tecnologia no campo e segurança alimentar”.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Dracena, Daniel Pagnozzi, a Assembleia cumpriu o seu papel de esclarecer as dúvidas a respeito das contas, com transparência e democracia.
“É uma satisfação grande participar de um encontro tão importante como esse, onde foi aprovado a retificação do orçamento de 2023 e o orçamento de 2024. É um fechamento de ciclo, que mais uma vez, como sempre acontece na FAESP, foi encerrado com muita transparência. Isso é fundamental para que todos os presidentes e membros de sindicatos fiquem sabendo o que está acontecendo dentro da federação”.
Além da prestação de contas e aprovação dos pareceres fiscais, segundo Luciano Cardoso, presidente do Sindicato Rural de Igarapava, a Assembleia também serviu para unir ainda mais toda rede sindical da Federação.
“A Assembleia é de suma importância já que além de esclarecer eventuais dúvidas que possam surgir e reivindicar pontos importantes para o desenvolvimento da agricultura no Estado, também é um momento em que as lideranças dos sindicatos se reúnem, o que nos deixa mais conectados e próximos”.
Já para Tirso Meirelles, vice-presidente da FAESP, o resultado da Assembleia reafirmou a eficiência da gestão.
“Todas as ações da federação são conduzidas de forma democrática e com o conhecimento da nossa rede sindical”.
Após a aprovação dos delegados, as peças orçamentárias aprovadas durante a Assembleia serão colocadas no Portal da Transparência do site da Federação.
Deixe seu comentário