Home » Turismo rural é oportunidade para proprietários rurais nas férias

Turismo rural é oportunidade para proprietários rurais nas férias

12 de janeiro, 2026 - por FAESP/SENAR-SP

Expectativa é de ampliação da procura por novas opções de lazer com o lançamento do programa de turismo rural do estado de São Paulo

Já foi o tempo em que as propriedades rurais tinham como única fonte de renda a agricultura e a pecuária. Com o avanço dos anos e a necessidade cada vez mais urgente da população urbana em encontrar opções de lazer, o turismo rural foi ganhando terreno. Hoje, além das rotas rurais, desenvolvidas pelo governo Tarcísio de Freitas, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), há uma expectativa de redescobrimento das tradições e atrações do interior.

Um dos exemplos de sucesso, o Rancho Catavento, no município de Piedade, já vem há algum tempo fazendo da hípica um atrativo a mais. Segundo Luciano Rodrigues, proprietário do sítio, eles já trabalhavam com cavalos e a relação sempre fez parte da rotina familiar e da vivência no rancho. Com o tempo, perceberam que essa convivência tinha um potencial enorme não apenas para atividades rurais, mas também para proporcionar experiências positivas, educativas e transformadoras para os visitantes.

“O ecoturismo e o turismo rural realmente mudaram o cenário atual da cidade. Trouxeram movimento, geração de renda, valorização do meio ambiente e despertaram nas pessoas um olhar diferente para a vida no campo. Hoje vemos famílias, jovens e turistas buscando exatamente essa conexão com a natureza, com os animais e com um estilo de vida mais simples e saudável”, explicou Rodrigues.

Nesse contexto, o ecoturismo e, especialmente, a convivência com cavalos, se tornaram um grande diferencial. Os animais criam um vínculo imediato com as pessoas, promovem bem-estar, ajudam no alívio do estresse e despertam sensações que muitas vezes a rotina urbana não permite. E são também empregados em tratamentos terapêuticos para o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou necessidades especiais. Para o proprietário, “é muito gratificante ver o impacto positivo que isso causa em cada visitante”.

A instrutora do Senar-SP Fanny Paulina Kuhnle ressalta que essas oportunidades que estão se desenhando no interior criam uma nova energia, atraindo não apenas os turistas, mas mostrando às famílias que há um vasto portfólio de produtos e serviços a ser explorado. Os cursos oferecidos nos sindicatos rurais os preparam para esse futuro brilhante que se avizinha, possibilitando a profissionalização do projeto, sem perder a espontaneidade tradicional do interior paulista. O turismo rural, reforça Luciano Rodrigues, transformou a realidade de sua propriedade, ampliando atividades, fortalecendo a interação com a comunidade e abrindo novas oportunidades de desenvolvimento sustentável. “Hoje, podemos dizer que essa área se tornou essencial não apenas para nós, mas para o futuro da região como um todo”.

Galeria

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Tags

    Deixe seu comentário

    check-terms