Tirso de Salles Meirelles: Liderança e um novo legado pelo desenvolvimento do Agro paulista
Celebramos o aniversário do presidente da Faesp; economista e administrador, lidera iniciativas para melhorar o setor em São Paulo e trabalha para apoiar pequenos produtores, pela inovação e eficiência no campo
Economista e administrador de empresas, pós-graduado em Políticas Públicas, Tirso de Salles Meirelles tem dedicado sua vida exclusivamente para o agro. Seu primeiro emprego foi no Banco de Desenvolvimento do Estado de São Paulo (Badesp).
Quando secretário municipal em Sertãozinho e presidente do Conselho Nacional de Pecuária de Corte (CNPC), por duas gestões (2011-2015 e de 2015-2018), atuou fortemente no combate à febre aftosa, que resultou na certificação do Brasil como livre de aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) em maio de 2018.
No Sebrae-SP, onde ingressou em 2000 e passou por diversas funções. Chegou à presidência em 2019 com foco no desenvolvimento de novos mercados. Tornou-se referência no agronegócio pela grande atuação na busca de melhores condições para homens e mulheres do campo.
E a história do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Tirso Meirelles, começa cedo na fazenda da família, em Franca, interior paulista.
Com a mãe, professora e produtora rural, Ivelle Lacerda Meirelles, Tirso aprendeu a importância de inovar no campo e com o pai, Fábio de Salles Meirelles, compreendeu que o desenvolvimento agropecuário depende da união de esforços dos produtores rurais.
Atualmente na Faesp, eleito presidente em 2023, vem trabalhando pela aproximação dos pequenos e médios produtores rurais, que representam a maioria das propriedades paulistas.
Tirso sabe da necessidade de se promover a eficiência no campo e acredita que espaços como o Centro de Excelência da Cana-de-Açúcar, em Ribeirão Preto, e o Centro de Formação Rural, em São Roque, são essenciais para dar mais qualidade e produtividade ao setor agro em todo estado.
Presença constante em todas as discussões para a finalização do processo do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que garante segurança jurídica aos proprietários, e grande incentivador do Projeto Integrar, que identifica a força de trabalho rural e mapeia as vocações regionais, trabalha incansavelmente para mostrar a magnitude da agropecuária paulista.
Líder por excelência, Tirso de Salles Meirelles é voz dos produtores rurais que fazem o agro de sucesso no estado de São Paulo.
Compartilhe
Tags
Artigos relacionados
- Representantes do SENAR-SP brilham durante o 2º Encontro Nacional do CNA Jovem em Brasília
- FAESP e Fundação ITESP lançam cartilha da Regularização Fundiária em Terras Devolutas nas Regiões Administrativas de Registro e de Itapeva
- Safra paulista terá redução de 19,1% na produção de etanol de cana-de-açúcar
Deixe seu comentário