Home » Sistema FAESP/SENAR-SP reforça importância da conscientização sobre prevenção e combate de incêndios

Sistema FAESP/SENAR-SP reforça importância da conscientização sobre prevenção e combate de incêndios

01 de junho, 2021 - por FAESP/SENAR-SP

De acordo com o monitoramento da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), seis dos sete mananciais que abastecem a região metropolitana do estado de São Paulo tiveram déficit de chuvas no mês de abril, aproximando os reservatórios de água a níveis semelhantes ao período pré-crise hídrica, em 2013. Além de ter chovido pouco, a previsão é de que nos próximos meses, tradicionalmente mais secos, chova ainda menos.

O início da estiagem traz um complicador bastante conhecido pelo produtor rural: os incêndios no campo e nas regiões de floresta. Em vista disso, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) reforça a importância da conscientização, da prevenção e do combate a incêndio com a Campanha “FAESP/SENAR-SP Prevenção e Combate a Incêndios”.

A campanha tem sua importância principalmente em época de pandemia de Covid-19, pois a fumaça causada pelas queimadas pode agravar o quadro respiratório das pessoas acometidas com o vírus, bem como de outros doentes, aumentando ainda mais a necessidade de atendimentos hospitalares.

Para este ano, por meio de um informativo que será distribuído em pedágios, a entidade traz, não só ao produtor rural como também aos outros cidadãos, as principais orientações no combate ao incêndio. Essas orientações e as alternativas para o uso do fogo no manejo agrícola, pastoril ou florestal são acessíveis através do QR Code presente no informativo. “O homem do campo é um defensor da terra. Quanto mais ações organizarmos em defesa do produtor rural e na diminuição dos riscos da sua atividade econômica, mais forte a agropecuária paulista se torna”, reforça Fábio Meirelles, presidente do sistema FAESP/SENAR-SP.

O Sistema FAESP/SENAR-SP já disponibiliza o programa Prevenção e Combate a Incêndio no Campo, que pode ser solicitado pelos Sindicatos Rurais de cada região. O SENAR-SP também conta com uma cartilha que ensina técnicas e procedimentos a serem adotados em caso de incêndio, sendo ele causado naturalmente ou intencionalmente, de forma criminosa, por pessoas que passam pelas propriedades rurais.

O programa oferecido pelo SENAR-SP é de curta duração e contempla 16 horas, divididas em dois dias, sendo um de aulas teóricas e outro de práticas. Além de abordar as técnicas de combate ao incêndio, o curso vai além e oferece noções básicas de primeiros socorros em caso de inalação de fumaça e outras situações de risco.

A aula teórica é apresentada nas dependências do sindicato ou na propriedade de um dos participantes. Já as aulas práticas ocorrem sempre na propriedade. Os produtores interessados em participar do curso podem solicitá-lo ao Sindicato Rural da sua região.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário