SENAR/SP revaloriza bordado e arte no meio rural
Segundo o IBGE, o bordado é a principal atividade artesanal em 75% dos municípios brasileiros, sendo importante fonte de renda para centenas de famílias. É uma tradição passada de geração para geração há séculos e importante registro cultural de uma época.
Ao contrário de outros artesanatos têxteis, o bordado teve, desde suas origens, uma função essencialmente estética e não utilitária, tornando-se um campo muito atraente para a arte popular. Bordado é a arte de ornamentar os tecidos com fios diferentes, formando desenhos. Este trabalho é executado à mão, com agulhas de várias grossuras e feitios, sendo empregados fios diversos.
No Brasil, essa arte foi trazida pelos colonizadores portugueses, sendo utilizada para confecção de enxovais e vestimentas. No meio rural o ensino das técnicas era passado de geração em geração por meio da tradição oral, no âmbito familiar (de mãe para filha). Esse trabalho, feito majoritariamente por mulheres, não era remunerado e se destinava à confecção de peças para uso no ambiente doméstico privado.
Neste ano, o SENAR/SP faz o lançamento do Programa Bordando e Tecendo a Arte no Meio Rural, pois o bordado transformou-se em uma alternativa de renda para as famílias rurais. O interesse por esse trabalho vem aumentando entre grupos que sobrevivem da agricultura familiar, sendo ele uma fonte de sustento nos períodos de entressafra.
O Programa Bordando e Tecendo a Arte no Meio Rural já foi solicitado por 63 Sindicatos Rurais e Outras Instituições. Com 46 instrutores e material didático qualificado, acredita-se que o Programa proporcionará novas oportunidades de geração de renda e melhoria na qualidade de vida no meio rural.
O treinamento dos instrutores focou na parte técnica, com participação da autora da cartilha: Sra. Marisa Sella Guioti. Foram apresentados e discutidos os conteúdos das cartilhas dos 3 módulos do Programa e a participação ativa de todos contribuiu para o aprimoramento do material didático que, a cada módulo, apresenta modalidades diferentes sobre o assunto.
O Programa é desenvolvido em três módulos. Os módulos 1 e 2 propõem a confecção de tecido de amostra, nas quais são executadas as técnicas para acabamento das bordas dos tecidos, confecção de bainhas abertas e 21 pontos, além da transferência de riscos para o tecido. O módulo 3 prevê que os participantes apliquem o conhecimento adquirido para bordar diversas peças de usos variados, finalizando com uma peça de livre criação.
Deixe seu comentário