Home » SENAR-SP realiza Segundo Encontro do Comitê do Centro de Excelência em Cana-de-açúcar para definir perfil de profissionais especializados no setor

SENAR-SP realiza Segundo Encontro do Comitê do Centro de Excelência em Cana-de-açúcar para definir perfil de profissionais especializados no setor

22 de agosto, 2022 - por SENAR-SP

O objetivo é a criação de um curso altamente especializado para resolver gargalo da falta de mão de obra qualificada

Foi realizado na última quinta-feira (18), em Ribeirão Preto, o segundo encontro do Comitê do Centro de Excelência em Cana-de-açúcar do SENAR-SP. O objetivo foi definir o perfil profissional dos alunos que farão o curso de Especialização Técnica em Produção de Cana-de-açúcar no Centro de Excelência em Ribeirão Preto, e que receberão a formação técnica e o diploma reconhecido no Ministério da Educação.

Durante a reunião foram debatidos temas como competências para realizar planejamento, execução e controle das etapas do processo de produção de cana-de-açúcar com ampla visão de negócio, respeitando as legislações e normas, princípios de sustentabilidade, de qualidade e de inovação.

Na ocasião, estiveram presentes técnicos do SENAR-SP e do SENAR nacional, representantes de usinas da região de Ribeirão Preto, da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (FAEAL), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura familiar do Estado de São Paulo (FETAESP), produtores, instrutores e presidentes de sindicatos rurais.

Mário Biral, superintendente do SENAR-SP e um dos anfitriões da reunião, destacou o potencial dos participantes do encontro: “Reunimos pessoas de notório saber do setor da cana-de-açúcar como representantes de usinas, professores, instrutores e principalmente o pessoal do SENAR e do CNA de Brasília.”

Para Maria Cristina Ferreira, coordenadora de Educação Formal e Diretora de Inovação e Conhecimento do SENAR Nacional, a segunda reunião representou um momento rico devido à contribuição de diferentes representantes da cadeia produtiva, o que possibilitou identificar as funções necessárias para os profissionais que serão formados. E sobre os próximos passos, declarou: “Agora que identificamos o perfil profissional desse especialista, podemos construir o currículo e mostrar o plano de curso seguindo as regras do ministério de educação para ter em mãos toda a documentação formal necessária para a aprovação e iniciação do curso”.

Nelson Perez, coordenador adjunto da Comissão de Cana-de-Açúcar e Energia Renovável da FAESP e Presidente da Comissão Nacional de Cana-de-açúcar da CNA, se mostrou otimista com os resultados do encontro para a resolução do gargalo de alta demanda e pouca oferta de mão de obra especializada em cana-de-açúcar: “A decisão de se criar esse centro é suprir essa demanda que o setor tanto anseia: mão de obra especializada. O que estamos tentando fazer, montando esse currículo altamente especializado, é formar profissionais que, caso atendam ao menos 60% do que estamos propondo, vão suprir muito mais do que temos atualmente, além de nos assegurar quanto aos avanços na tecnologia, que tem evoluído cada vez mais no campo”.

O Centro de Excelência em cana-de-açúcar

O Centro de Excelência em Cana-de-açúcar é uma instituição idealizada em parceria do Sistema FAESP/SENAR-SP com o SENAR/Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e lançado pelo SENAR-SP durante a Agrishow 2022. Tem como propósito desenvolver, formar profissionais e novas tecnologias para o setor.

Galeria

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Tags

    Deixe seu comentário