SENAR-SP oferece diversas oportunidades profissionalizantes para produtoras rurais
No dia Internacional da Mulher Rural, é fato que a mão-de-obra feminina representa 40% do trabalho no campo. Essa conquista se dá por meio de muita dedicação e estudo e, cada vez mais, as mulheres conseguem seu espaço no meio rural – um meio que ainda é muito associado a figura masculina.
Contribuindo para essas conquistas, o SENAR-SP é responsável pela formação e capacitação de muitas produtoras rurais por meio dos diversos cursos, programas e treinamentos.
Instituída pela ONU em 1995, no dia 15 de outubro se comemora o Dia Internacional da Mulher Rural. A data foi criada para elevar a consciência mundial sobre o papel da mulher do campo. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), as mulheres constituem 40% da mão de obra agrícola nos países em desenvolvimento.
Atualmente, as mulheres têm cada vez mais conquistado seus espaços de direito, principalmente no campo, que antes eram apenas consideradas ajudantes, hoje são protagonistas no cultivo e fundamentais para prover a agricultura familiar.
A representatividade feminina no campo está cada vez mais forte e reconhecida, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido para atingir a igualdade entre homens e mulheres no campo. Por isso, é importante estar ciente sobre o cenário rural nas questões de gênero e igualdade, e empenhar-se cada vez mais em ações transformadoras para alcançar esse objetivo.
Profissionalização
E para cada vez mais capacitar e profissionalizar essas produtoras rurais, o Senar São Paulo oferece mais 600 produtos entre programas, cursos e treinamentos. Com o agronegócio precisando cada vez mais de mão de obra especializada, o Senar oferece oportunidades dentro da horticultura, operação de máquinas, pecuária, agricultura, processamento de alimentos e legislação para os vários segmentos rurais.
Para participar e saber mais sobre os cursos, é só procurar o sindicato rural do seu município.
Veja a matéria na íntegra: https://www.nacaoagro.com.br/homenagem/dia-interna…
Compartilhe
Artigos relacionados
- Faesp marca presença na Top Farmers 2024, em Campinas
- Projeto de Organização Comunitária Rural Paulista Contra o Novo Coronavírus chama atenção no interior paulista
- PL 596/20 sobre inspeção e fiscalização de produtos de origem animal, aprovado na Alesp, representa insegurança jurídica e a perda de competitividade no setor, avalia FAESP
Deixe seu comentário