Home » SENAR-SP inova no Estado com Programa sobre cultivo de morango e batata orgânicos

SENAR-SP inova no Estado com Programa sobre cultivo de morango e batata orgânicos

24 de setembro, 2020 - por FAESP/SENAR-SP

O cultivo e consumo de alimentos orgânicos vêm crescendo em todo o país e ganhando cada vez mais espaço no mercado. Dados do Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), revelaram que mesmo com a pandemia, o setor de orgânicos fechou o primeiro semestre de 2020 com bons resultados e a venda de certos produtos prontos para o consumo, chegou a crescer mais de 50% no varejo.

Ainda de acordo com a Organis, o consumo de orgânicos aumentou nos últimos dois anos e o volume produzido cresceu, em média, 15% ao ano no Brasil e, em 2019, movimentou R$ 4,5 bilhões.

Além disso, São Paulo, com expressiva presença no agronegócio brasileiro, também é um dos Estados protagonistas na produção de alimentos orgânicos, ocupando a terceira posição no ranking nacional, com 2.253 unidades produtoras, de acordo com o levantamento federal.

Os alimentos apontados como mais consumidos no sistema de produção orgânica são frutas, legumes e hortaliças.

Pensando nesse mercado promissor, na capacitação dos produtores rurais e na sustentabilidade dos processos produtivos, o SENAR-SP deu início a dois programas inéditos no Estado, o “Cultivo de Batata Orgânica” e o “Cultivo de Morango Orgânico”.

Idealizado pelo departamento de Formação Profissional Rural do SENAR-SP, os projetos pilotos foram realizados através dos sindicatos rurais nas regiões de São José do Rio Pardo e Socorro.

Voltados para o produtor e trabalhador rural, os cursos têm como objetivo qualificar esses profissionais para produção dessas culturas em sistema orgânico, com ênfase à produção de agentes multiplicadores naturais.

Além de serem cursos inéditos para a área, os produtos obtidos serão saudáveis e seu plantio é de menor agressão ao meio ambiente, considerando-se também que são alimentos de grande competitividade no mercado.

Segundo o departamento de Formação Profissional Rural do SENAR-SP, está previsto para fevereiro de 2021 a implantação em todo o Estado, e os novos cursos contarão com até 30 turmas para batata, e 40 para morango.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário