SENAR-SP e UNISA realizam formatura de instrutores de pós-graduação em saúde rural
Instrutores se formaram como Especialistas em Saúde Rural, com certificação do MEC
O Sistema FAESP/SENAR-SP – Federação de Agricultura do Estado de São Paulo e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo realizou nesta quinta-feira (30/11) a solenidade de formatura do curso de pós-graduação como “Especialista em Saúde Rural”, com entrega de diploma aos 30 formandos, todos instrutores do Programa Promovendo a Saúde no Campo (PPSC) que atuam junto a sindicatos rurais em diversas regiões do estado de São Paulo.
A pós-graduação, que é oferecida sem custo aos instrutores, é resultado de uma parceria entre o Sistema FAESP/SENAR-SP e a Universidade de Santo Amaro (UNISA) e tem certificação reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
O evento teve a participação de Mario Antônio de Moraes Biral, superintendente do SENAR-SP; Alessandro Poli Veronezi, CEO da UNISA; Jane de Eston Armond, diretora de Relações Institucionais em Saúde da UNISA; Eloi Franciso Rosa, reitor da UNISA; e Roberto de Almeida Duarte, coordenador do PPSC. Também esteve presente ao evento parabenizando os formandos o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.
A parceria entre o SENAR-SP e a UNISA proporciona a especialização dos instrutores do PPSC, que assim enriquecem a sua formação pessoal e profissional, podendo realizar com ainda mais qualidade as ações educativas por meio dos cursos oferecidos aos produtores rurais.
O gerente do PPSC, Roberto Duarte, parabenizou os formandos, ressaltando a importância do trabalho deles como instrutores do SENAR-SP na multiplicação do conhecimento adquirido no curso: “A pós-graduação é oferecida aos instrutores para que eles possam aperfeiçoar suas atribuições técnicas, com a certeza de elevar o nível do programa educacional que oferecemos. Lá na ponta os alunos também vão usufruir dessas melhorias, com conteúdos cada vez melhores”, afirmou.
“A educação transforma de maneira perene, o aprendizado é necessário e tem de ser contínuo”, disse aos formandos Eloi Rosa, reitor da UNISA. “Toda vez que recebemos novos títulos, novos aprendizados, a responsabilidade aumenta. Que vocês possam tornar os produtores rurais mais saudáveis, com mais qualidade de vida, transformando a sociedade para o bem. Obrigado pela honra e pelo privilégio de estarmos juntos”, declarou.
O diretor da UNISA Alessandro Poli Veronezi corroborou as palavras do reitor e acrescentou: “O nosso trabalho é pequeno perto do trabalho de vocês como multiplicadores do conhecimento. É um privilégio, para nós, realizar esse trabalho educacional com vocês, assim como é um privilégio, para vocês, levar o conhecimento ao produtor rural”, reiterou.
O vice-presidente da FAESP, Tirso Meirelles, celebrou a formação dos instrutores como mais uma conquista do Sistema FAESP/SENAR-SP na missão de valorizar as famílias do campo proporcionando ações de saúde, bem-estar, e formação profissional. “A pós-graduação dos instrutores faz com que eles aprofundem seus conhecimentos na área de saúde, tornando-os ainda mais preparados para levar às áreas rurais ações preventivas para melhorar a saúde dos produtores”, apontou.
O secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, mencionou a importância da FAESP e do SENAR-SP no trabalho em conjunto com o governo do Estado para a elaboração do Plano de Turismo Rural que visa traçar diretrizes e objetivos estratégicos para construir o Programa de Turismo Rural do estado de São Paulo. “Estamos com o Plano pronto para ser apresentado ao governador Tarcísio de Freitas, para que possamos dar os próximos passos. Isso seria impossível sem o apoio da FAESP e do SENAR-SP. Quero parabenizar a todos vocês que estão se especializando e se colocando à disposição para essa missão de levar os cuidados de prevenção da saúde ao campo. Com certeza esse esforço de vocês vai produzir muitos resultados e benefícios”, afirmou.
Deixe seu comentário