Home » SENAR-SP capacita profissionais e promove alfabetização de jovens e adultos do meio rural

SENAR-SP capacita profissionais e promove alfabetização de jovens e adultos do meio rural

09 de março, 2021 - por FAESP/SENAR-SP

O SENAR-SP promoveu, na última semana, por meio de web conferência, a Capacitação Pedagógica para os novos educadores que atuarão no Programa de Alfabetização do SENAR-SP em 2021.

Em uma iniciativa da Promoção Social, a Capacitação visa preparar os educadores para a estrutura e metodologia de ensino do Programa, que tem por objetivo alfabetizar tanto os trabalhadores e produtores rurais quanto seus familiares, que não tiveram oportunidade de frequentar a escola.

Portas abertas para a alfabetização

Com essa iniciativa os produtores rurais poderão mudar sua realidade e participar dos demais projetos do SENAR-SP. O Programa de Alfabetização para Trabalhadores Rurais abre portas para alfabetização, aprendizado da leitura e escrita, interpretação de textos, estudo da matemática, história, geografia e ciências, além disso é complementado com outras áreas do conhecimento. São 300 horas distribuídas em 120 dias com a carga horária diária de 2h30 no período de 8, 7 ou 6 meses.

Profissionais capacitados

A Webconferência contou com a participação de 14 profissionais da área de educação de diversas regiões do estado. Os participantes foram apresentados ao projeto técnico do programa, que tem o objetivo de promover aulas de alfabetização com foco em preparar o participante para o mercado de trabalho. A idade mínima para participar da ação é de 15 anos.

“É um programa muito importante, pois, muitas vezes, serve como um gancho para o jovem voltar à escola”, afirma Celeide Scalhante, responsável pelo treinamento dos instrutores.

Primeira vez em Maracaí

O programa promovido pelo SENAR-SP atraiu o interesse de diversas sindicatos, mesmo com a pandemia de COVID-19. Isso se deve à preocupação com a capacitação dos cidadãos e da da sua importância construtiva.

Em Maracaí, o programa é inédito e será ministrado pela primeira vez esse ano, para Celeide, o programa tem muito a agregar na vida do produtor: “É um programa de tanta importância justamente por instigar a vontade de aprender nos alunos”, finaliza.

Superação e novas oportunidades

Com a implantação do Programa, o SENAR-SP espera que produtores rurais e seus familiares superem o analfabetismo, adquiram autonomia com vistas à participação nos diversos espaços sociais. Esses produtores se sensibilizarão sobre a importância da aprendizagem ao longo da vida, a promoção do desenvolvimento pessoal, integração social, participação na sociedade e melhoria da condição de vida enquanto homens e mulheres do campo. O objetivo é que essas pessoas tenham mais autoestima e adquiriram conhecimentos em geral que contribuam para o ingresso no mercado de trabalho.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário