Home » SENAR-AR/SP registra mais de quatro milhões de participantes em seus Cursos e Programas

SENAR-AR/SP registra mais de quatro milhões de participantes em seus Cursos e Programas

11 de abril, 2018 - por FAESP/SENAR-SP

Com os números fechados de 2017, o SENAR-AR/SP beneficiou mais de quatro milhões de participantes, nas suas grandes áreas de atuação- a Formação Profissional Rural e a Promoção Social. A instituição possui mais de 400 títulos de programas e cursos em sua grade programática.

A missão da entidade é a de desenvolver a Formação Profissional Rural e a Promoção Social voltadas ao homem do campo, contribuindo para sua profissionalização, integração na sociedade, melhoria da sua qualidade de vida e exercício da cidadania, sempre agregando valores.

Segundo o Presidente Fábio Meirelles, “o Senar/SP tem orgulho da grandeza de sua missão e da contribuição que presta ao homem do campo paulista e ás suas famílias, ao agronegócio, ao meio ambiente e ao Brasil”.

E reitera: “por meio da Educação contribui para a produção de alimentos seguros, bioenergia, geração de trabalho e renda no campo, preservação e geração de recursos naturais, aplicação de tecnologias, inclusão social, responsabilidade socioambiental, saúde física, social e mental e o exercício da cidadania. Desta forma, tem papel fundamental no desenvolvimento econômico e social do campo”.

Promoção Social

As atividades de Promoção Social são voltadas, prioritariamente, para o pequeno produtor, para o trabalhador rural e sua família, com objetivo de desenvolver as aptidões pessoais e sociais, ensejando a melhoria da qualidade de vida e o despertar da consciência crítica e maior participação na vida comunitária. Visa também incentivar a inclusão social, a responsabilidade socioambiental, o exercício da cidadania e a segurança alimentar por meio de atividades educativas. O resultado da área social é fruto de um trabalho contínuo e participativo, por maiores oportunidades de atuação que envolva, de forma objetiva e realista, os inúmeros temas que devem ser abordados e trabalhados para a maior participação do homem do campo como cidadão consciente e engajado, contribuindo para o crescimento individual, social e o da comunidade.

As atividades ocorrem por meio de projetos que apresentam o caráter educativo, preventivo, econômico e complementar à Formação Profissional Rural.

Em 2017 foram desenvolvidas 3.148 atividades, atendendo 159.472 pessoas, perfazendo um total de 67.480 horas distribuídas nas linhas de ação, a saber:

  • Alimentação e nutrição: 761atividades,
  • Artesanato: 551 atividades,
  • Cultura, esporte e lazer: 508 atividades,
  • Educação: 365 atividades,
  • Saúde: 943 atividades,
  • Apoio às comunidades rurais: 20 atividades.

Gráfico Promoção Social

Formação Profissional Rural

Dentre os 237 Sindicatos Rurais Patronais existentes no Estado de São Paulo, foram realizadas ações em 209, capacitando pequenos produtores e trabalhadores rurais em sete diferentes linhas de ação do Senar-AR/SP, nas atividades preponderantes e/ou potenciais do Estado de São Paulo, sempre obedecendo aos princípios norteadores da Instituição.Essa procura pelo aumento da qualidade é resultado das exigências da legislação trabalhista e ambiental e de indicadores sociais da população em geral. Para tanto, ressalta-se a realização de treinamentos que contribuem direta ou indiretamente para a manutenção e melhoria da sanidade de nosso rebanho, bem como do manejo de nossas culturas.

Com o foco na proteção ao trabalhador rural, o Senar/SP, em todas suas ações, atende às exigências estabelecidas pela Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho – NR 31, no âmbito da Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura, capacitando seus participantes para os assuntos pertinentes às suas ocupações, a fim de mitigarem os riscos de acidentes de trabalho e o respeito à legislação vigente.

Além da realização das ações de caráter pontual, o homem do campo foi atendido por meio dos diversos programas de Formação Profissional Rural.

Ao longo do ano de 2017 foram realizadas 6.727 ações de Formação Profissional Rural, em sua totalidade, estratificadas pelas linhas de ação abaixo descritas:

  • Agricultura: 1.192 ações,
  • Pecuária: 1.197 ações,
  • Aquicultura: 88 ações,
  • Silvicultura: 10 ações,
  • Agroindústria: 271,
  • Atividades de apoio agro-silvo-pastoris: 2.547 ações,
  • Atividades relativas à prestação de serviços: 1.275 ações,
  • Jovem agricultor do futuro: 143 ações,
  • Aprendizagem: quatro ações.

Com este resultado, a Formação Profissional Rural atendeu, de forma direta, 131.036 pequenos produtores e trabalhadores rurais no Estado de São Paulo, registrando uma carga horária total de 332.4315 horas.

Esse é o resultado dos trabalhos empreendidos pelo SENAR-AR/SP, que não mede esforços na concretização de seus objetivos, especialmente, os de levar conhecimento, formação e informação ao valoroso homem do campo, propiciando-lhe maior qualidade de vida e dignidade.

Gráfico Formação Profissional Rural

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário