“Semear é Cuidar” chega às cidades de Presidente Epitácio, Presidente Prudente e Martinópolis
Um passo importante para garantir que mulheres tenham informação e acesso gratuito a exames para detecção precoce do câncer de mama e cuidados com a saúde de forma integral
Em um mesmo dia, na semana passada, as cidades de Presidente Epitácio, Presidente Prudente e Martinópolis receberam o evento de lançamento do “Semear é Cuidar”, uma iniciativa desenvolvida pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), em parceria com o programa Promovendo Saúde no Campo (PPSC) do Senar-SP e a ONG Orienta Vida e Pense Rosa. E apoio dos sindicatos rurais para a implementação do programa em suas cidades.
As ações aconteceram no dia 18, com presença de mais de 100 mulheres em cada encontro. Em Presidente Epitácio, presidente do sindicato rural, Sr. Sussumu Hondo, recepcionou os participantes. O presidente do sindicato rural de Martinópolis, Antônio Trevisan Filho, participou do evento realizado naquela cidade.
Carlos Roberto Biancardi, presidente do sindicato rural de Presidente Prudente, e o prefeito do município, Ed Thomas, também participaram do encontro realizado na cidade. “Iniciamos com 50 mulheres, mas esperamos expandir esse número em breve. Hoje, a mulher é uma força incontestável no setor agropecuário”, enfatizou Biancardi. “Este programa é uma grande oportunidade para cuidar da saúde das mulheres que fazem tanto pelo nosso campo. Em Presidente Prudente, temos a melhor atenção básica de saúde do país e o compromisso de continuar oferecendo suporte necessário para as mulheres que precisarem de qualquer tratamento”, disse o prefeito.
O “Semear é Cuidar” se compromete a oferecer exames de saúde gratuitos, incluindo mamografias e, em casos necessários, biópsias realizadas em parceria com a rede privada. Além disso, o programa também cobre transporte e alimentação das participantes. “Em todo o estado de São Paulo, já foram atendidas mais de 4 mil mulheres desde o início do programa, que foi em abril de 2023. Isso só é possível graças às parcerias que firmamos”, disse Juliana Farah, vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro da Faesp.
A Comissão é a força que está à frente dessas ações em benefício das mulheres produtoras rurais.
Deixe seu comentário