Seguro rural ganha destaque na Caravana Família Nação Agro em Ourinhos
A Caravana da Família Nação Agro, parceria do SENAR/SP e Canal Rural esteve no município de Ourinhos na última segunda-feira (11/03). Com a informação do estado de calamidade em seis municípios, em razão de grave estiagem, as palestras tiveram como foco principal a importância do seguro rural como forma de garantia para o produtor em ocasiões de intempéries climáticas, típicas de um pais de clima tropical. Na ocasião, lideranças também obtiveram informações sobre a renegociação das dívidas rurais.
A necessidade de uma política agrícola mais efetiva, de médio e longo prazo tem sido um dos pleitos mais marcantes da FAESP, ao longo dos anos. “Os produtores querem uma política agrícola capaz de garantir sua renda. Nós entendemos que o seguro rural poderá ter um orçamento mais robusto para a próxima safra”, afirmou Cláudio Brisolara, chefe do Departamento Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP).
Considerado um instrumento essencial para o agronegócio, o seguro rural deve contar com melhorias na oferta de créditos, segundo as recentes declarações da ministra da Agricultura, Tereza Cristina. “Como estamos em um país tropical, os riscos são crescentes em função de mudanças climáticas. Faz todo o sentido a gente discutir o seguro rural, que pode dar proteção para o produtor não só diante de quebra de produtividade, como também para o caso de frustração de preço, garantindo o faturamento do produtor”, prosseguiu Brisolara.
Embora seja um instrumento com um longo histórico em outros países, o seguro rural no Brasil vem sendo reformulado há aproximadamente 15 anos, na tentativa de atender de forma satisfatória as mais diferentes culturas, desde frutas e hortaliças até grãos. “Em alguns casos, o seguro rural dá cobertura ao produtor, porém, em outros casos, a taxa de prêmio é muito alta e a cobertura não é suficiente, deixando o produtor com a impressão de que está pagando muito caro e não tem retorno em caso de sinistro”, explicou o representante da FAESP.
Para Claudio Brisolara, debater sobre o seguro rural pode render resultados positivos para a agricultura brasileira. “Os produtores estão preocupados em desenvolver o seguro e todos estão entendendo que o seguro rural deve ter uma participação maior na política agrícola, e isso vai nos ajudar a pleitear por melhores condições”.
Seis cidades declaram estado de emergência
Durante a Caravana da Família Nação Agro de Ourinhos, as cidades de Salto Grande, Ribeirão do Sul e São Pedro do Turvo decretaram estado de emergência por conta da falta de chuvas e quebra da safra, à medida que Canitar, Chavantes e Ipaussu seguem em trâmite para também fazer o anúncio de alerta.
O evento recebeu mais de 200 participantes, incluindo a presença de prefeitos dos municípios em crise, vereadores, lideranças sindicais e o deputado federal Arnaldo Jardim.
Deixe seu comentário