Relatório aponta aumento de preço da banana nanica e da alface
Levantamento sobre preços ao produtor traz 27 itens analisados pelo Departamento Econômico da FAESP
O Departamento Econômico da FAESP lançou o relatório de Acompanhamento de Preços ao Produtor deste mês, mostrando como destaque o aumento do preço da banana nanica e da alface. O relatório chega a sua 30ª edição, cruzando dados da CONAB e CEPEA-ESALQ/USP para apresentar a oscilação de preços de fevereiro ao produtor paulista.
Dois fatores elevaram o valor da banana nanica em 74,1%: as chuvas e ventos intensos na região do Vale do Ribeira e o aumento da demanda, com o início do ano letivo. O clima também afetou os preços da alface, reduzindo a oferta das folhosas em fevereiro. A alface crespa teve alta de 42,1%, enquanto os preços da alface americana aumentaram 17,1%.
Como destaques negativos em fevereiro, o Departamento Econômico apontou os seguintes produtos: mandioca (-14,4%) e soja (-12,4%). No caso da mandioca, a variação anual chega a -52,9%. Já a soja teve uma perda de 34,7% no preço pago ao produtor, em comparação com ao mesmo período de 2023.
“Elaborado mensalmente, o relatório de Acompanhamento de Preços traz a variação do mercado para 27 itens, com as oscilações e comparações mensais e em 12 meses. É um instrumento importante para todos os produtores e sindicatos”, afirma o presidente da FAESP, Tirso Meirelles.
Faça o download do arquivo abaixo e conheça com detalhes os dados do relatório:
Deixe seu comentário