Home » Projeto “Semear é Cuidar” é lançado em Maracaí com foco na saúde da mulher rural

Projeto “Semear é Cuidar” é lançado em Maracaí com foco na saúde da mulher rural

05 de fevereiro, 2026 - por FAESP/SENAR-SP

Iniciativa do Senar-SP reforça a prevenção ao câncer de mama e o cuidado com as produtoras rurais do interior paulista

O evento de lançamento do projeto “Semear é Cuidar”, realizado no dia 30 de janeiro em Maracaí, no interior de São Paulo, representou um momento de acolhimento, conscientização e fortalecimento da mulher no campo. A iniciativa é uma extensão do Programa Promovendo Saúde no Campo (PPSC/Senar-SP), realizado pela Comissão Semeadoras do Agro, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), em parceria com o Sindicato Rural da cidade, a ONG Orientavida e com o Governo do Estado de São Paulo.

Com foco especial na prevenção ao câncer de mama, a ação na cidade nasce com a proposta de levar informação, orientação e estímulo ao autocuidado, reforçando a importância do diagnóstico precoce e do acesso ao conhecimento em saúde. A ampla repercussão do evento em sites e nas mídias sociais evidencia o quanto a iniciativa dialoga diretamente com a realidade e as necessidades das mulheres produtoras rurais da região.

Em um contexto em que muitas mulheres conciliam o trabalho rural com múltiplas responsabilidades, o “Semear é Cuidar” amplia o olhar para dar atenção especial à saúde das mulheres produtoras rurais. A participação do presidente do Sindicato Rural de Maracaí, Ubaldo Bermejo Bernardi, demonstra a importância da representatividade sindical patronal para levar aos produtores e produtoras rurais os temas relevantes para o bem-estar e para o dia a dia de quem trabalha no campo.

A forte adesão das participantes e o engajamento observado após o encontro demonstram o impacto positivo da ação e a relevância de iniciativas que levam informação qualificada às mulheres do agro. Cada relato compartilhado reforça que falar sobre prevenção, cuidado e saúde é também uma forma de fortalecer vínculos, promover bem-estar e valorizar o protagonismo feminino no meio rural.

O projeto “Semear é Cuidar” segue, assim, cumprindo seu propósito de semear consciência, cuidado e esperança, contribuindo para que as mulheres produtoras rurais tenham mais acesso à informação, mais autonomia sobre sua saúde e mais qualidade de vida — dentro e fora do campo.

Galeria

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Tags

    Deixe seu comentário

    check-terms