Home » Projeção para a produção de grãos em São Paulo é de aumento de quase 20% em relação a 2023/2024

Projeção para a produção de grãos em São Paulo é de aumento de quase 20% em relação a 2023/2024

22 de janeiro, 2025 - por FAESP

Relatório da Faesp, com base em dados da Conab, indica que a soja deve ter um aumento de cerca de 30% ante a safra anterior

O quarto levantamento da safra de grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mantém as projeções anteriores para a produção no estado de São Paulo, estimada em 10,66 milhões de toneladas, um aumento de 19,5% em relação à safra 2023/24. Esse crescimento é impulsionado pela recuperação da produtividade e pela expansão na área plantada.

O levantamento marca o encerramento do acompanhamento da safra de inverno de 2024, consolidando dados de cevada, trigo e triticale. A produção de trigo na safra 2024 foi inferior à do ciclo anterior devido à queda na produtividade, enquanto a produção de triticale aumentou em comparação com o ano anterior.

As projeções para a soja permanecem estáveis, com estimativa de produção de 4,75 milhões de toneladas, um aumento significativo de 29,9% em relação à safra anterior. A área plantada deve crescer 3,9%, e a produtividade também deve aumentar, refletindo um ganho de 25%.

A primeira safra de milho no estado tem sido favorecida pelo clima. A produtividade deve aumentar 7,8%, alcançando 5.928 kg/ha, o que ajudará a compensar a redução na área plantada, resultando em produção estimada de 1,58 milhão de toneladas, volume praticamente estável na comparação com o consolidado na safra 2023/24.

Quanto à segunda safra de milho, esta segue com previsão de aumento na produção (+18,6%) e na produtividade (+16,1%), no comparativo com a safra anterior. Assim, a produção total de milho no estado deverá somar 4 milhões de toneladas, crescendo 10,6% em relação à safra passada.

Para acessar o relatório completo, clique no link abaixo. Outras informações relevantes sobre o setor podem ser acessadas através do Painel de Dados da Faesp.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Tags

    Deixe seu comentário