Home » Programa de Alfabetização do SENAR-SP promove a inclusão social do público rural

Programa de Alfabetização do SENAR-SP promove a inclusão social do público rural

10 de maio, 2021 - por FAESP/SENAR-SP

Saber ler e escrever abre inúmeras oportunidades de aprendizado e conhecimento para todos. Hoje em dia, a alfabetização é mais do que um privilégio, é uma necessidade. Em sua missão de capacitar e promover produtores e trabalhadores rurais, e seus familiares, o SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo), por meio da Promoção Social, oferece o Programa de Alfabetização para Trabalhadores Rurais sem escolaridade em todo o Estado.

Com a iniciativa, os produtores rurais poderão mudar sua realidade e participar de outros projetos do SENAR-SP. O programa ensina leitura e escrita, interpretação de textos, matemática, história, geografia e ciências, entre outros campos do saber. São 300 horas distribuídas em 120 dias com a carga horária diária de 2h30 no período de 6 a 8 meses. A idade mínima para participar é de 15 anos.

Turma de Guariba

Através do Sindicato Rural de Guariba, o programa do SENAR-SP vem ocorrendo no município do interior paulista. “O curso ainda está no início, mas os alunos são participativos e estão muito entusiasmados”, conta Raul Bauab Junior, coordenador do Sindicato Rural.

O Programa de Alfabetização para Trabalhadores Rurais é uma oportunidade de inclusão para pessoas que não tiveram acesso à educação, aumentando a autoestima por meio da aquisição de conhecimentos e contribuindo para seu ingresso no mercado de trabalho.

“O programa de alfabetização do SENAR-SP traz esperança de um futuro melhor para os produtores rurais que conseguem se desenvolver melhor em outras áreas de atuação no campo”, conta a professora que está ministrando o programa em Guariba, Priscila Stabile Destro. “As aulas são muito proveitosas, dinâmicas e trazem um excelente resultado para todos. Como professora me sinto muito motivada a continuar e trazer mais realizações e conquista para a vida dos meus alunos que se sentem motivados a continuar a sua evolução. Ver essa evolução dos alunos faz com que meu trabalho seja concluído com a sua real finalidade”.

Além disso, a educadora conta também que a maioria dos alunos têm o sonho de tirar a carteira de habilitação e, quando começam a aprender a ler e escrever, sentem que irão conseguir realizar o sonho de dirigir um carro ou trabalhar com uma máquina nas usinas.


Oportunidade de Inclusão

O programa do SENAR-SP também proporcionou, na turma de Guariba, inclusão de pessoas com deficiência, de acordo com a Lei Brasileira nº 13.146 de 6 de julho de 2015, em vigor desde o dia 2 de janeiro de 2016, que assegura e promove em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais das pessoas com deficiência visando à sua inclusão social e cidadã.

“Em minha sala de aula tenho dois alunos síndrome de down e uma aluna com deficiência intelectual. Mesmo em pouco tempo, o desenvolvimento deles tem sido de grande valia para a aprendizagem de desenvolvimento para a vida. Na alfabetização conseguimos seguir à risca o protocolo de alunos com deficiência, trazendo mais dignidade e melhor desenvolvimento para o mercado de trabalho”, afirma Pricila.

Para o coordenador do Sindicato Rural de Guariba, Raul Bauab, esse é o compromisso social do sindicato rural e do SENAR-SP. “Ao aderirmos a esse programa, nós oferecemos a oportunidade de inclusão”.

“Isso é de uma importância imensurável. Destaco a sensação de vitória e autonomia dos estudantes quando, ao final do curso, conseguem escrever seus nomes, escrever uma carta aos seus familiares distantes, assinar seus nomes ao abrir uma conta no banco… o programa proporciona o resgate da dignidade e o protagonismo para aqueles que viviam à sombra de daqueles que já sabiam ler e escrever”, completa o coordenador.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário