Preços de referência e custos de produção na Heveicultura foram temas da reunião entre FAESP e Instituto de Economia Agrícola (IEA)
O encontro buscou esclarecer as metodologias na formação de preços do setor
A Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de São Paulo (FAESP) recebeu pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola (IEA/APTA/SAA) para aprofundar a discussão com respeito as pesquisas e trabalhos realizados pela instituição para a cadeia produtiva da borracha natural (Heveicultura).
A demanda é oriunda da preocupação externada pelos membros da Comissão Técnica de Silvicultura da FAESP acerca dos crescentes custos de produção, do desconhecimento das metodologias que referenciam os preços e de conjuntura de mercado de baixa remuneração aos produtores. Desse modo, o corpo técnico da Federação decidiu por aprofundar a matéria, a fim de identificar pontos de atuação e ações específicas para discutir e validar no âmbito da referida Comissão.
Durante o encontro, o IEA apresentou uma síntese da conjuntura atual e histórica da heveicultura no Estado de São Paulo. Além disso, foram demonstrados os trabalhos que a instituição realiza periodicamente no que se refere aos custos de produção e o preço de paridade de importação da borracha natural.
Ao término do encontro, ficou acordado entre as entidades uma segunda rodada de conversas, dessa vez, envolvendo também os membros da Comissão Técnica de Silvicultura, com objetivo de propor sugestões de cooperação técnica, políticas públicas ou gestões administrativas juntos aos agentes do setor.
Participaram da reunião: Cláudio Brisolara, Ana Cristina, Érica Barros, Larissa Amaral e Thiago Rocha, bem como Danton Leonel Bini e Dra. Marli Mascarenhas.
Deixe seu comentário