Plano Nacional de Desenvolvimento da Aquicultura entra em pauta
Em videoconferência da Comissão Nacional de Aquicultura, da CNA, com participação da FAESP, foi analisado o retorno da Secretaria de Aquicultura e Pesca para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e também debatidas as prioridades, providências e planejamento do setor para 2019.
O retorno da secretaria objetiva a elaboração do Plano Nacional de Desenvolvimento da Aquicultura, projeto ainda em versão preliminar, em uma parceria da CNA, MAPA e FAO. A Comissão também discutiu o Plano Nacional de Desenvolvimento da Aquicultura. O documento aponta os principais problemas e gargalos da atividade e propõe ações de curto, médio e longo prazo para solucionar esses entraves e desenvolver a cadeia de integralmente.
Foi debatido o Projeto BRS Aqua, da Embrapa, que visa desenvolver a cadeia produtiva da aquicultura com foco na pesquisa e transferência de tecnologia, entre outros temas, como genética, nutrição, industrialização de tilápia, tambaqui, camarão e bijupirá, que são economicamente importantes para o incremento da cadeia produtiva.
As pesquisas do projeto irão colaborar para prevenir a produção brasileira de problemas de saúde nos organismos aquáticos, um dos principais motivos de perdas econômicas dentro do setor em todo o mundo.
O Brasil tem grande potencial aquícola e a pesquisa da Embrapa vai colaborar não só para as espécies em análise, como também para o aprimoramento da infraestrutura de toda a cadeia, desde o melhoramento genético à comercialização.
Compartilhe
Artigos relacionados
- FAESP INFORMA: Produtores rurais devem fazer o registro oficial de tratores e máquinas agrícolas
- FAESP, SENAR-SP e lideranças rurais da região de Caconde debatem estratégias para aumentar a produtividade no campo
- A força feminina no campo: eventos destacam o papel das mulheres no Agro e a prevenção à saúde
Deixe seu comentário