Home » Ministra da Agricultura: Brasil é grande potência na produção de alimentos e meio ambiente

Ministra da Agricultura: Brasil é grande potência na produção de alimentos e meio ambiente

27 de agosto, 2019 - por FAESP/SENAR-SP

“O Brasil é uma grande potência de produção de alimentos, mas é também uma grande potência do meio ambiente. Nós damos sustentabilidade a tudo aquilo que nós produzimos. Não é porque poucos criam esses problemas, essas mazelas que hoje nós vemos que nós vamos esmorecer. Vamos continuar batalhando, trabalhando, produzindo com tecnologia e cada vez usando menos área”, a declaração foi feita pela Ministra da Agricultura. Tereza Cristina, na abertura do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS) 2019.

A ministra lembrou que o agronegócio já exporta para 160 nações, mas pode alcançar ainda mais espaço no mercado agrícola global, ampliando a venda para a China, por exemplo. Para isso, o caminho, segundo Tereza Cristina, é investir em inovação tecnológica para ofertar produtos com qualidade cada vez maior.

A ministra ressaltou ainda a força do setor de aves e suínos, que emprega mais de 2 milhões de pessoas em toda a cadeia produtiva (agroindústrias, granjas e frigoríficos) e a principal fonte de renda de 150 mil famílias.

Em 2018, a produção de frango chegou a 13 milhões de toneladas. O consumo anual no Brasil chega a 41 quilos per capita. Cerca de 30% das aves foram para exportação.

Em relação aos suínos, a produção soma 4 milhões de toneladas, sendo 16% para o mercado externo. As exportações de aves e suínos renderam US$ 7,78 bilhões para a balança comercial, no ano passado.

Iniciado nesta terça-feira (27/08), no Parque Anhembi, o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS) 2019 foi palco de um debate sobre o setor de proteínas animais, repercutindo acontecimentos que têm movimentado o cenário político e ambiental brasileiro. A abertura do evento foi marcada por uma apresentação com a presença de governadores de seis estados, inclusive João Doria, de São Paulo, da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e Francisco Turra, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Na maior edição do evento – o SIAVS 2019 está 20% maior em relação ao ano passado -, Marcos Prado Troyjo, Secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, e Emiliano Alonso, consultor da ABPA em Bruxelas, destacaram a postura de países que estão progredindo ao conciliar desenvolvimento do mercado interno e externo. Disseram que haverá um deslocamento estrutural da demanda global, como commodities agrícolas e minerais, e a tecnologia deve se espalhar por todos os setores.

Logo depois, Turra, Doria e Cristina se juntaram a Romeu Zema, governador de Minas Gerais, Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, Renato Casagrande, governador do Espírito Santo, Carlos Massa Ratinho Jr., governador de Paraná, Reinaldo Azambuja, governador do Mato Grosso do Sul, o senador Luís Carlos Heinze, o deputado federal Alceu Moreira, Sérgio Ricardo Segovia Barbosa, presidente Apex-Brasil, Leomar Somensi, diretor da Cooperativa Central Aurora Alimentos, e José Carlos Zanchetta, presidente da Zanchetta Alimentos, enfatizando a qualidade da agropecuária brasileira e as maneiras de torná-la melhor.

“A China é de longe uma das maiores parceiras do Brasil e grande consumidora de nossa proteína animal. E teremos novos parceiros em breve”, disse João Doria. “Temos outros acordos em curso. Os acordos com Canadá e Coreia do Sul estão adiantados. Ainda neste ano, devemos fechar com Cingapura”, complementou Tereza Cristina.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário